Evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação vai até dia 21/10, com palestras, debates e discussões
Fotos: Fernanda Schmidt
Ontem, 18/10, segundo dia da IX Jornada Pedagógica, a palestrante Anete Abramowizc falou sobre o tema Educação Infantil: Perspectivas Atuais. À noite, a palestra ficou por conta da professora Sueli Amaral Mello, que tratou sobre a Formação do Leitor e Autor na Educação de 0 a 6 anos. A Jornada Pedagógica, que é realizada pela Secretaria Municipal de Educação há nove anos consecutivos, vai até sexta, 21/10, com palestras, debates e discussões com profissionais renomados da área de educação.
Anete, que é graduada em ciências sociais pela USP (Universidade de São Paulo) e é professora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Ufscar (Universidade Federal de São Carlos), destacou em sua palestra a importância dos primeiros anos de ensino no futuro das crianças. "A essência da criança é vazia, é uma construção histórica na qual os pais vão impingindo um conteúdo à essa forma vazia. A escola de Educação Infantil é essencial pois é a primeira instituição coletiva com a qual têm contato. A escola introduz à criança hierarquias fundamentais que ela tem que aprender como, por exemplo, hierarquia de poder, de gênero, de raça e a hierarquia à lógica do capital", explicou em sua palestra.
Na palestra da noite, que tratou da Formação do Leitor e Autor na Educação de 0 a 6 anos, Sueli Amaral Mello, graduada em letras modernas pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) e professora do programa de pós-graduação da mesma universidade, falou sobre a utilização da escrita no Ensino Infantil. Para ela, esse não é o ponto principal nesse período, mas sim apresentar às crianças o conjunto da cultura humana. De acordo com ela, é preciso criar uma atitude leitora e criadora de textos nessas crianças por meio do estímulo de elementos como vontade e necessidade de compreensão.
Sueli citou as duas concepções de escrita que a criança tem: uma delas é escrita como representação da fala, ou seja, a criança escreve o que a professora diz. A outra concepção, é quando a criança já entende o que está ouvindo e transcreve para o papel, colocando sentimento na sua escrita. Essa, representa um mundo real.
"Ler é dialogar com a intenção do autor. Escrever é expressar uma intenção", diz ela. Por fim, Sueli percorreu a história da escrita, como ela evoluiu do bebê até a criança, por meio de gestos, mímicas e desenhos, passando por diferentes linguagens.
Manhã e Tarde:
Lisete Mora Braga e Anete Abramowizc
Noite:
Sueli Amaral Mello
Hoje à noite, Audria Alessandra Bovo discorrerá sobre Resolução de Problemas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ela é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Piracicaba.
* A retirada dos certificados poderá ser feita de 7/11 a 30/12 no próprio site da SME
PROGRAMAÇÃO
Terça- feira 13 h – Palestra: Educação Infantil: Perspectivas Atuais Profª Dra. Anete Abramowicz 19 h – Palestra: Formação do leitor e autor na educação de 0 a 6 anos Profª Dra. Suely Amaral Mello
Quarta-feira 8h/ 13h – Palestra: Questões sobre avaliação Profª Dra. Alda Junqueira Marin 19h – Palestra: Resolução de Problemas na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental Profª Dra. Audria Alessandra Bovo
Quinta-feira 8h/ 13h- Palestra: Conhecimentos importantes para professoras de apoio de alunos com deficiência Profª Dra. Maria Aparecida Zulian 19h- Palestra: O esporte adaptado e a inclusão Profª Dra. Eline Porto
Sexta-feira 8h/13h – Apresentação de Banners e Relatos 19h – Entrega do Prêmio Educador do Ano de 2016 e Moção de Aplauso