A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), encerrou a primeira fase da limpeza do Ecoponto do Jardim Oriente. Os trabalhos foram realizados em parceria com a Hyundai, Simespi (Sindicato Patronal das Indústrias e Fundições), DanPower com a comunidade durante o mês de abril. Foram retiradas 454,92 toneladas de rejeitos e restos de poda de árvores. As empresas parceiras que colaboraram com a Sedema viabilizaram 18 viagens de caminhão para transportar os rejeitos do ecoponto até a CTR Palmeiras (Central de Tratamento de Resíduos). Se fossem utilizados os caminhões da Sedema, que são menores, seriam necessárias 100 viagens para a retirada de todo o material. O próximo passo, de acordo com a Sedema, será a recuperação das cercas, implantação de câmeras de monitoramento e controle de acesso. Para dar andamento aos trabalhos, a Sedema contará novamente com o apoio de parceiros e pretende implantar Ecopontos totalmente readequados.

Limpeza do Ecoponto do Jardim Oriente vai mudar o sistema de gestão de rejeitos ECOPIRA – A Prefeitura Municipal se prepara para iniciar o processo licitatório visando a implantação do projeto de Sistema de Ecopontos batizado como Ecopira. A iniciativa, considerada como uma das principais ações de planejamento estratégico da Sedema, prevê a implantação de um novo modelo de gestão para resíduos sólidos no município. Na semana passada, o deputado estadual Roberto Morais anunciou a liberação de uma emenda de sua autoria no valor de R$ 1.050 milhão para a implantação deste projeto.

Os ecopontos são para utilização de pessoas físicas, que estão autorizadas a descarregar até 1 m³. Acima disso é preciso contratar serviço de caçambas.

Disposição de rejeitos será disciplinada depois da readequação do Ecoponto do Jardim Oriente