A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), por meio do Setor de Resíduos Sólidos, retirou aproximadamente 15 toneladas de resíduos descartados de maneira irregular pela população numa área verde próxima ao campo do Vera Cruz, no bairro Algodoal.

Do local, foram retirados resíduos como entulho, rejeitos e galhos. O material recolhido foi encaminhado ao Ecoparque, observa Ludmar Antonio Romanini, responsável pelo setor de Gerenciamento de Resíduos da Sedema. "Esse é um dos pontos 'viciados' de descarga de resíduos sólidos na cidade", declara Romanini, fazendo menção a um dos 27 locais de descarte irregular identificados pelo Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).

Nesta semana, o Setor de Resíduos Sólidos da pasta ainda realizou a limpeza da área próxima ao Varejão da Vila Fátima e da Estrada do Godinhos, de onde foram recolhidas 10 toneladas de material inservível descartado de maneira inadequada. Além disso, houve o serviço rotineiro de limpeza dos oitos Ecopontos localizados no município. RESÍDUOS EM 2019 – Durante o ano passado, o Setor de Gerenciamento de Resíduos da Sedema recolheu cerca de 8.000 toneladas de resíduos descartados pela população, de maneira irregular, em áreas públicas do município. Esse montante englobou 1.463 toneladas de entulho de construção civil, 4.358 toneladas de rejeitos – lixo domiciliar, móveis velhos e outros materiais que não podem ser reciclados – e 2.165 toneladas de madeira reaproveitável.