A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sedema) começou a restauração do portal do Cemitério da Saudade, localizado na Avenida Independência. As obras tiveram início no final de maio e devem estar prontas no mês de julho. Os trabalhos estão sendo executados pela construtora Amplitec e o investimento será de R$ 23 mil.

Márcio Antônio Maruko, engenheiro da Sedema, informou que o portal foi demolido porque as estruturas estavam comprometidas. O projeto de reconstrução preservou as características arquitetônicas do imóvel original. Serão refeitas as partes de alvenaria, trechos do muro e pilares com molduras. Quando as obras estiverem concluídas o portão de ferro será reaberto à população.

Marcelo Cachione, arquiteto do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba (IPPLAP) falou sobre a importância histórica do portal. “O portal foi construído em 1870-1871, sendo o primeiro portão do cemitério quando o local foi municipalizado pela Prefeitura”, disse. “Ao lado existia um cemitério protestante onde católicos não podiam ser enterrados. A Prefeitura adquiriu este bloco em 1872 passando a ser chamado Cemitério da Saudade”, completou. Cachione informou que a entrada principal deixou a Avenida Independência em 1906, quando foi construído o portal em frente a Praça da Saudade.