Sapucaia, árvore-símbolo de Piracicaba, vai receber poda preventiva para retirada de galhos secos A Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) executa na próxima terça-feira, 15/11, feriado da Proclamação da República, serviço de poda preventiva na Sapucaia, árvore-símbolo de Piracicaba, localizada na rua Moraes Barros, esquina com a avenida Independência. As árvores localizadas no talude em frente ao Cemitério da Saudade também receberão poda preventiva.
A necessidade da intervenção foi constatada após análise realizada por técnicos da pasta e da empresa Engemaia, contratada pela Sedema, em setembro deste ano. Na ocasião, uma tomografia identificou que a árvore está saudável e, para manter e prolongar sua boa saúde, seria necessária uma poda de condução, que consiste apenas na retirada de galhos secos e ramos epicórmicos.
A análise e a solicitação de poda tiveram aval do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (Codepac), necessário porque a Sapucaia é tombada como patrimônio da cidade.
A árvore, centenária, tem aproximadamente 12 metros de altura e passa periodicamente por análises técnicas a fim de manter sua saúde e imponente beleza. A necessidade da intervenção foi constatada após análise realizada por técnicos da pasta e da empresa Engemaia, contratada pela Sedema, em setembro deste ano
O responsável pelo Núcleo de Arborização Urbana da Sedema, Robson Willians da Costa Silva, explica que a pasta desenvolveu um programa de cuidados sanitários periódicos para a Sapucaia, que inclui podas de limpeza, além da projeção para uma obra de nivelamento do solo e aumento da estrutura do canteiro, para proteger as raízes que estão expostas e melhorar a umidade e a nutrição do solo.
“Essa poda será uma intervenção mínima, apenas para retirada de galhos comprometidos. Porém, é importante ressaltar que essa poda vai permitir que a Sapucaia continue crescendo de maneira saudável, o que viabiliza o prolongamento de vida dessa espécie. Estamos sempre acompanhando de perto a Sapucaia para manter sua boa saúde, porque sabemos da relevância desse símbolo para a cidade”, destaca Silva. A análise e a solicitação de poda teve aval do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (Codepac), necessário porque a Sapucaia é tombada como patrimônio da cidade
A Sapucaia, que completou seu centenário em 2018, foi tombada como Patrimônio Histórico e Cultural em 12 de novembro de 2004, por meio do Decreto nº 10.935. Em 2009 foi tornada imune ao corte pelo decreto 13.354.
CONTROLE DE TRÂNSITO – Para organizar o trânsito, já que a Sapucaia está localizada em um ponto de grande fluxo de veículos, a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (Semuttran) fornecerá apoio, fazendo interrupções momentâneas no trânsito, para que a poda da árvore possa ser trazida para a calçada e, em seguida, a via ser liberada.