No sábado (07/06) a partir das 9 horas, a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente- Sedema promove o plantio de cerca de 100 mudas no bairro Santa Rosa na avenida Adhiel Paes Zamith, das 1543 diferentes espécies de mudas nativas que serão plantadas durante toda a semana.

A área de mata ciliar em recuperação do Santa Rosa deve receber mudas de angico, sibipiruna, ipês, pau brasil, pau viola, aroeira, jacarandá, jatobá, entres outros. O plantio tem como finalidade aumentar o índice de arborização no município de Piracicaba e faz parte do Programa “Plante Vida! Nascemos Juntas Para Viver!”.

O projeto, uma parceria entre Prefeitura, através da Sedema e hospitais de Piracicaba: Unimed, Santa de Misericórdia e Fornecedores de Cana têm como meta o plantio de uma muda para cada criança nascida na cidade. O número de 1543 mudas corresponde ao número de nascimentos dos meses de janeiro a abril de 2008.

Através do Plante Vida, a Sedema busca, sobretudo, melhorar a qualidade de vida da população. Rogério Vidal, secretário de Meio Ambiente, ressalta que a arborização traz diversos benefícios como: embeleza a cidade e fornece sombra; aumenta a umidade do ar, diminui problemas respiratórios, refresca a temperatura da cidade; ajuda a combater as enchentes, reduz a quantia de água que chega aos bueiros; reduz a poluição sonora; valoriza sua casa e seu bairro. Além disso, as folhas funcionam como filtro e diminui o efeito estufa, captando co2 da atmosfera.

Responsável pelo projeto, Giseli Aparecida Lambertuchi Barion, informou que da implantação do Projeto até agora, foram plantadas cerca de 4.203 mudas, destas 479 plantadas em calçadas, 391 em áreas particulares e 3.333 em áreas verdes da cidade.