Sedema limpa mais uma área de descarte irregular de entulho
A Sedema, através do Setor de Gerenciamento de Resíduos, efetuou, na quinta-feira (07), a limpeza de mais um local onde ocorre descarte irregular de entulho. Do início do ano até agora, além do serviço regular de limpeza e manutenção de áreas públicas, o Setor de Resíduos já efetuou 11 ações de limpeza de grande porte nestes pontos considerados críticos, onde o descarte irregular é recorrente. Somente em 2019 a equipe recolheu mais de 700 toneladas de lixo e entulho, além de 4.500 pneus.
Da área localizada na Rua Carlos de Campos, no Bairro São Judas – próximo ao Centro de Reabilitação, a equipe de resíduos retirou 33 toneladas de entulho. Após a limpeza, foi instalada uma placa sinalizando a irregularidade.
De acordo com a Lei 178/06, o descarte irregular é passível de multa. Para este tipo de infração, a multa é de R$ 423,41. Mas para que a Divisão de Controle e Fiscalização – DCF possa autuar, é necessário o auxílio da população para que denunciem através do SIP 156.

Da área localizada no Bairro São Judas foram retiradas 33 toneladas de entulho
Através da Sedema, a Prefeitura disponibiliza uma rede de serviços para facilitar a vida do cidadão. São locais legalmente instalados para receber o descarte de diversos tipos de resíduos e destina-los a locais corretos para reciclagem.
Cata cacareco – serviço gratuito para descarte de eletrodomésticos e móveis com a solicitação feita pelo SIP 156
Coleta Seletiva – realizado de forma eficaz pela empresa Piracicaba Ambiental, atende 100 % da área urbana. Os materiais recicláveis são encaminhados à Cooperativa Reciclador Solidário para serem separados e comercializados pelas cooperadas
Central de Resíduos – instalada no Bairro Ondinhas, recebe pneus, recicláveis, eletroeletrônicos, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias
Ecopontos – são oito unidades instaladas até o momento, em pontos estratégicos da cidade. Estes locais estão aptos para receber entulho proveniente de pequenas obras (reforma até 1 m3, equivalente a uma carroceria de pick-up). A população pode ainda descartar pneus de carros (em pequenas quantidades), pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes e recicláveis, eletroeletrônicos, móveis inservíveis e resíduos de podas de árvores.
