A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) assina, no próximo sábado (17), convênios do Programa de Arborização “Piracicaba Mais Verde” com produtores rurais para o plantio de mudas nas matas ciliares. O evento será às 11 horas no Paraíso da Criança (av. Marechal Castelo Branco, s/nº).
O trabalho será desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Abastecimento (Sema), que dará assistência técnica aos produtores rurais, através de orientação para o plantio e manutenção, enquanto a Sedema fornecerá as mudas. Para a zona rural serão distribuídas 30 mil mudas por todo.
“O objetivo é fazer com que essas mudas fiquem adultas”, disse o secretário da Sedema, Rogério Vidal. “Plantar é mais fácil do que cuidar”.
Durante o evento, os presidentes de associações de moradores Rogério Nocera (Bosques do Lenheiro), Flavio Negri (Vila Industrial) e o produtor rural Laerte Balan serão homenageados por terem se tornado parceiros neste Programa.
O Projeto Piracicaba Mais Verde
O projeto consiste da arborização do município, que inclui plantio de árvores em calçadas, áreas verdes, matas ciliares, Emeis e Emefs. O projeto foi lançado oficialmente em 21 de setembro, na área verde do bairro São Miguel, quando ocorreu o plantio de 40 mudas na Escola Municipal de Educação Infantil São Miguel.
A Sedema tem como meta para a zona urbana plantar 12 mil mudas de árvores por ano, produzidas no viveiro municipal. Mensalmente, serão cultivadas 400 mudas em calçadas e 600 em áreas verdes e matas ciliares, sendo que neste ano já foram plantadas cerca de 1.500.