A Prefeitura, por meio da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), já recolheu 16,04 toneladas de resíduos nos sete Ecopontos de Piracicaba, entre os meses de janeiro e outubro. No mesmo período do ano passado, a pasta registrou 24.727,35 toneladas. Sedema já recolheu mais de 16 mil toneladas de resíduos nos ecopontos em 2022

“Em 2021 fizemos uma força-tarefa para zerarmos os Ecopontos, devido o uso irregular por empresas e até mesmo descartes acima do permitido, o que ocasionou em uma quantidade muito grande nos Ecopontos. Neste ano, realizamos melhorias e os Ecopontos, agora, estão dentro da normalidade”, explica Fernando Oliveira da Cruz, chefe de divisão de Resíduos Sólidos da Sedema.

Consideram-se resíduos materiais de construção civil, restos de jardinagem (podas e cortes de árvores) e madeira (exceto móveis). O descarte é permitido somente para pessoas físicas, limitado a pequenos volumes de entulho em até um metro cúbico por dia, e a população pode dispor o material gratuitamente nesses locais em espaços devidamente identificados para cada tipo de resíduo. O objetivo é manter a cidade limpa e inibir o descarte irregular de resíduos, que pode resultar em multa, detenção ou reclusão, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). Piracicaba atualmente possui sete ecopontos, localizados em locais estratégicos visando inibir o descarte irregular de resíduos

Cruz ainda destaca que todos os materiais descartados nos Ecopontossão encaminhados para o Ecoparque, a CTR (Central de Tratamento de Resíduos), localizado no bairro Palmeiras. Lá, todos os resíduos recebem destinação final adequada, sem causar problemas de poluição ambiental.

A escolha dos locais para a instalação de ecopontos é determinada pela demanda com o objetivo de minimizar o descarte irregular destes materiais em áreas verdes e APPs, evitando deste modo a contaminação do solo e cursos d'água. “Os Ecopontos foram criados em pontos próximos onde havia descarte irregular, sem que a população ao redor fosse prejudicada. Sendo assim, o poder público oferece condições para que não ocorra o descarte irregular, não somente com os Ecopontos, mas também com os serviços de coleta de lixo regular, coleta de reciclados e também o serviço Cata Cacareco, que podem ser solicitados através do 156”, complementa Cruz. O descarte é permitido somente para pessoas físicas, limitado a pequenos volumes de entulho em até um metro cúbico por dia

PROJETO ECOPIRA – A Sedema desenvolveu o projeto Ecopira, uma das principais ações de planejamento estratégico da pasta, que prevê readequação da iluminação, instalação de câmeras de segurança, construção de muro de arrimo e compra de caminhões e caçamba. O projeto foi aprovado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima) e pelo Fundo Estadual de Prevenção e Controle de Poluição (Fecop).

Duas licitações foram homologadas em outubro. O primeiro, o edital de concorrência, 17/22, para readequação do sistema de iluminação dos Ecopontos dos barros Jardim Oriente, Santo Antônio, Mário Dedini I, Mário Dedini II, Monte Rey, Bosque dos Lenheiros e Ártemis e construção de muro de arrimo no Jardim Oriente e no Santo Antônio.

O segundo, o pregão eletrônico 263/22, para aquisição de caçambas e caminhões. Esse sistema foi destinado aos Ecopontos do Jardim Oriente e Santo Antônio.

Hoje, os resíduos sólidos são depositados nos Ecopontos em pilhas, direto no solo, onde permanecem até recolhimento e transporte para área de disposição final. O novo modelo, além de contribuir para a estética e organização dos ecopontos, também evitará problemas como atos de vandalismo e incêndios criminosos, que hoje têm os Ecopontos como alvo, devido ao acúmulo de materiais. Só de entulho (resíduos mais comumente descartados), Piracicaba gera cerca de 700 a mil toneladas por dia

DENÚNCIA – Para denunciar descarte irregular de entulho, é preciso anotar a placa do veículo e informar a Prefeitura por meio do SIP-156 ou o Pelotão Ambiental no telefone (19) 3426-1996.

Confira a localização dos Ecopontos em Piracicaba (todos os ecopontos funcionam das 7h às 17h, de segunda a sábado):

Ártemis – rua Fioravante Cenedese

Bosques do Lenheiro – rua Sapucaia

Mário Dedini I – rua Antônio Franco de Lima

Mário Dedini II – Rua dos Topázios

Monte Rey – rua Giovanni Ferrazo

Oriente – rua Profª. Maria Isabel Teixeira Mendes com a rua Dr. Raul Machado Filho

Santo Antônio – rua João Laurelli