A Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) iniciou o processo de transferência do Disk Animais para o Núcleo de Bem Estar Animal. As obras de estruturação do novo espaço, dedicado somente a animais de grande porte, como equinos e bovinos, tiveram início nessa semana e devem ser concluídas em 40 dias.
O titular da Sedema, Alex Gama Salvaia, visitou as obras e verificou o andamento da transferência. “É uma mudança necessária para que possamos atender à causa animal com mais eficiência e prontidão, concentrando todas as ações em um mesmo espaço. Assim, o poder público será ainda mais eficaz para atender às demandas e cuidar dos animais”, comenta. O titular da Sedema, Alex Gama Salvaia, visitou as obras e verificou o andamento da transferência, que deve terminar no prazo de 40 dias
De acordo com Matheus Santos, coordenador do NBEA, a nova estrutura deve contar com novos piquetes, cobertura, mangueira e cercamento. “Nesse momento as novas baias estão sendo construídas, mas também haverá uma nova área de mangueira, utilizada para receber os animais, fazer triagem, vacinação e coleta de exames. Além disso, será feita a cobertura e o cercamento todo do Disk”, explica.
Santos ainda destaca que até que as obras estejam finalizadas, o Disk Animais continuará atendendo normalmente no espaço onde está localizado agora, no bairro Vila Fátima. “Os animais só virão para o NBEA quando tudo estiver pronto. Durante esse período, nenhuma ação será interrompida, o que significa que o Disk Animais segue atendendo normalmente”, diz. As obras foram iniciadas nessa semana com a montagem das novas baias para os animais de grande porte
A mudança foi uma decisão em comum acordo entre a Sedema e NBEA, visando a centralização dos serviços de atendimento e apoio animal na cidade. “Entendemos que havia a necessidade de concentrar todas as ações animais em um mesmo espaço e, por isso, optamos por reunir todo o setor no espaço do Núcleo, onde já ocorrem as ações do Centro de Controle de Zoonoses. Outro motivo foi o fato de que no NBEA o efetivo de atendimento é maior, porque contamos com oito veterinários e equipe técnica”, ressalta o coordenador do Núcleo. A mudança visa a centralização dos serviços de atendimento e apoio animal na cidade
ADOÇÃO – O Disk Animais é de responsabilidade da Sedema e também integra as ações do Pelotão Ambiental da Guarda Civil de Piracicaba, que atende as denúncias de animais de grande porte soltos em via pública ou animais em situação de maus-tratos.
Após o recolhimento, o animal permanece em quarentena no Disk Animais, recebe cuidados gerais, boa alimentação, é vacinado (conforme as necessidades e exigências da espécie) e é submetido a exames veterinários clínicos e laboratoriais.
O proprietário do animal apreendido/recolhido, deve comparecer na sede do Disk animais, comprovar a posse do animal e solicitar a documentação necessária para a liberação bem como o pagamento das taxas, como as diárias. Após o pagamento das guias, é emitida a autorização para a liberação do animal.
Os animais que não forem procurados por seus donos, ou que estavam em situação de abandono e/ou maus tratos, serão encaminhados para a fila da adoção (exceto bovinos).
Para denunciar, o munícipe pode entrar em contato pelo 156 ou pelo 153.