A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), executou a supressão de três árvores de grande porte localizadas na praça da Boyes, na rua Luiz de Queiroz, Centro. Os serviços de supressão tiveram início na última terça-feira, 29/11, e foram concluídos na tarde de hoje. Agora, a pasta vai realizar o processo de destocamento.

As árvores representavam risco para pessoas que circulam pela calçada da rua Luiz de Queiroz e para quem frequenta estabelecimentos comerciais no local. A supressão teve aval do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Esalq e Ministério Público. A Sedema agora planeja um projeto paisagístico para área, restaurando a praça e realizando um plantio de espécies de grande porte similares às que foram suprimidas. Os serviços de supressão tiveram início na última terça-feira, 29/11, e foram concluídos na tarde de hoje

O manejo foi de uma figueira lira (ficus lirata), uma palmeira rabo de peixe (caryota urens) e uma falsa seringueira (ficus elastica), de aproximadamente 40 metros de altura.

A necessidade da intervenção foi constatada após análise técnica, realizada pela pasta em conjunto com a Engemaia, empresa terceirizada contratada pela Sedema como responsável pelo manejo arbóreo, e a Propark, empresa contratada para realização do Plano Municipal de Arborização Urbana.

O resultado dos laudos da análise técnica classificou as três árvores em grau de risco muito alto, resultando em probabilidade iminente de queda. A falsa seringueira e a palmeira estavam desfolhadas, sem brotações e secas em praticamente a totalidade das copas e sem possibilidade de recuperação. Já a figueira lira encontrava-se com descascamento, ataque de brocas e severa perda de vitalidade. A supressão teve aval do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Esalq e Ministério Público

Robson Willians da Costa Silva, engenheiro ambiental responsável pelo Núcleo de Arborização Urbana da Sedema, salienta que os serviços foram concluídos conforme o previsto. “Todo o trabalho foi realizado dentro do prazo estipulado. O próximo passo agora é fazer o serviço de destocamento, que consiste na retirada total dos tocos, da base das árvores. Depois, todo esse resíduo é triturado e o material vegetal obtido é disponibilizado para utilização em hortas nas escolas do município e também para produtores rurais familiares, porque a destinação deve ser ambientalmente correta”, explica.

APOIO AO TRÂNSITO – Por conta das supressões, a Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transporte (Semuttran) ofereceu apoio para organizar o tráfego na região. Na terça-feira, a rua Luiz de Queiroz ficou com apenas uma faixa disponível; na quarta, trecho da rua Luiz de Queiroz entre as ruas Regente Feijó e Voluntários de Piracicaba, ficou bloqueada.