Foto: Justino LucenteA Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente começa, dia 28 de dezembro, o plantio de 100 novas mudas de árvores no canteiro central da avenida Limeira, cruzamento com a avenida Martinho Salgot. O objetivo é a compensação ambiental pela retirada de 16 árvores para obras de remodelação viária no local. De acordo com estudos da Secretaria Municipal de Trânsito (Semuttran), há um fluxo de 40 mil veículos/dia nesta região. Por isso, será criado um acesso direto, cortando o canteiro central, entre a avenida Martinho Salgot e a avenida Limeira, no sentido ponte do Lar dos Velhinhos. Com a nova intervenção, o motorista que desce a Martinho Salgot vindo da Rodovia Piracicaba-Rio Claro e dos bairros da Vila Fátima, Jardim Primavera e outros, não terá mais que ir até o retorno da avenida Limeira (sentido Vila Rezende) para retomar a pista e seguir em direção à ponte do Lar dos Velhinhos, sentido Centro, à Esalq/USP e a São Paulo (SP-304). No projeto, para auxiliar ainda mais o tráfego, a Semuttran previu a diminuição no canteiro central dos dois lados das pistas da avenida Limeira, oferecendo uma terceira faixa de rolamento, que proporcionará maior fluidez ao trânsito nesta região. Na proposta da melhoria viária, a Semuttran não mexerá no fluxo dos veículos que chegam à cidade pela Rodovia Piracicaba-Limeira ou da ponte do Lar dos Velhinhos e desejam ir ao Shopping Center Piracicaba, acessar a avenida Martinho Salgot sentido a Rio Claro, ou ainda seguir em direção à Vila Rezende e Santa Terezinha, e aos municípios de São Pedro, Águas e Charqueada. Finalizando as intervenções, a Semuttran fará o alargamento da avenida Armando Dedini, próximo ao Hotel Ibis. A Secretaria projetou criar uma terceira faixa parcial. O objetivo é acabar com o estrangulamento do trânsito para os motoristas que querem acessar diretamente a Rodovia Piracicaba-Limeira, mas são impedidos pelo fluxo intenso em apenas duas pistas de rolamento. RAIO-X DA OBRA Nestas intervenções viárias, serão aplicados 1.600 m de guia, 4.393 m² de pavimento, 14 mil m² de recape e recomposição de 3.800 m² de grama e calçada. Também será melhorada a parada de ônibus, permitindo o estacionamento dos veículos sem comprometer o tráfego da avenida Limeira. O prazo de execução é de 120 dias após a conclusão da licitação e a expedição da ordem de serviço.