Sedema e PUSP-LQ realizam intervenção em calçada
A Prefeitura do Campus USP "Luiz de Queiroz" (PUSP-LQ), da Universidade de São Paulo, e a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) realizaram, em parceria, a melhoria de um trecho da calçada na avenida Independência, próximo à esquina com a rua Barão de Piracicamirim.
No local, a calçada de concreto destinada aos pedestres estava levantada e rachada, oferecendo risco de tropeções e quedas. Havia a suspeita de que a raiz de um ipê roxo estava causando problemas no pavimento.
Contudo, após a retirada das placas de concreto da calçada, serviço este executado por equipes da PUSP, constatou-se que não havia raízes no local. “A ideia inicial era fazer uma raspagem na raiz e talvez outras intervenções, mas o problema era mais simples do que se imaginava. Então, simplesmente foi nivelado o solo e depois a concretagem. Agora a calçada está retificada e a proteção será retirada na sexta-feira (26), com o concreto seco”, afirma o professor Roberto Arruda de Souza Lima, prefeito do campus da USP, em Piracicaba.
De acordo com o diagnóstico de técnicos do Setor de Arborização da Sedema, podas realizadas anteriormente deixaram a árvore desequilibrada. Dessa maneira, quando venta a árvore balança e faz uma alavanca que levanta o solo e, consequentemente, a calçada, que então racha.
“A parceria da Prefeitura de Piracicaba com a PUSP-LQ é importante para solucionar diversos desafios. Neste caso, trata-se de superar problema singelo, mas que estava incomodando centenas de cidadãos que usam a calçada em suas caminhadas”, declara o secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten.
Nesta sexta-feira (26), o setor de Arborização da Sedema fará uma poda para equilibrar a árvore e, assim, finalizar o serviço.

Calçada de concreto destinada aos pedestres estava levantada e rachada
