Sedema e parceiros promovem curso sobre consumo consciente e resíduos sólidos
A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), a Esalq/USP Recicla e o Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA) iniciaram curso sobre consumo consciente e a importância do gerenciamento correto de resíduos sólidos. O curso Educação Ambiental e Resíduos Sólidos: Fortalecendo Ações entre Escola e Comunidade, que teve inscrições até julho, é oferecido de forma online, sempre às quintas-feiras de agosto, das 19h às 20h30. No primeiro encontro, na quinta-feira, 05/08, além da apresentação da programação, foram abordados conteúdos relacionados à contextualização e à problemática dos resíduos sólidos, além de conceitos básicos e classificação dos resíduos. Também foram debatidas formas de se desenvolver práticas educativas voltadas para a temática dos resíduos sólidos, que podem ser desenvolvidas nas escolas e na comunidade. O secretário da Sedema, Alex Gama Salvaia, está otimista em relação à iniciativa. “Estamos empenhados em fazer uma correta e adequada gestão dos resíduos sólidos no município de Piracicaba. O curso é uma excelente oportunidade de aprendizado e troca de conhecimento. A partir daí podemos nos organizar para outras iniciativas e para outras parcerias”, avalia o secretário. O curso foi idealizado para atender às diretrizes da Educação Ambiental do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), que incentiva a integração escola-comunidade. O processo de integração pode acontecer de duas formas, a escola pode se apropriar de uma pauta ambiental local para o processo de ensino-aprendizagem, incentivando a aprendizagem com atividades ao ar livre. Além disso, a comunidade pode participar e apoiar as ações educativas – dentro e fora da escola – estimulando a formação de pessoas comprometidas com princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. Elizabeth Nunes, bióloga do Núcleo de Educação Ambiental da Sedema e membro do GMEA, explica que a gestão dos resíduos cabe ao poder público, porém o consumo consciente e o gerenciamento dos resíduos, com o correto descarte, são responsabilidades fundamentais de cada cidadão. “A integração do público escolar e comunidade onde a escola está inserida podem fortalecer os processos educativos”. Para Ana Maria Meira, educadora do Programa USP Recicla do campus Luiz de Queiroz, “os encontros são uma oportunidade de diálogo e interação com a comunidade em temas essenciais como as responsabilidades na gestão e gerenciamento de resíduos e em descobrir pessoas e grupos para agirem em seus espaços”, aponta Ana.

Curso contou com 40 participantes no primeiro encontro
O curso segue nos dias 12, 19 e 26/08. No último encontro está previsto um momento de troca de experiência entre os participantes sobre a temática resíduos sólidos e educação ambiental.
05/08 – 1º módulo: Conceitos e contextualização sobre Resíduos Sólidos 12/08 – 2º módulo: Avanços, necessidades e responsabilidades na gestão e gerenciamento de resíduos 19/08 – 3º módulo: Ações voltadas para a prática dos 3 Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar e Consumo Consciente 26/08 – 4º módulo: Práticas educativas voltadas para Educação Ambiental e Resíduos Sólidos

Gerenciamento de resíduos sólidos é necessário para aprimoramento da gestão em Piracicaba
