A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sedema) divulgou balanço depois do temporal que provocou a queda de 58 árvores em vários pontos da cidade no último sábado, 12.

Segundo a Sedema, somente neste ano, 167 árvores caíram por em razão das fortes

chuvas e ventos na cidade. O prefeito Barjas Negri determinou que para cada árvore que caiu neste ano, outras cinco sejam plantadas, totalizando 835. A secretaria vai coordenar as ações e em breve deverá divulgar o local do replantio.

Representando a Sedema, o engenheiro Carlos Ambrosano, se reuniu com o tenente

do Corpo de Bombeiros, Alexandre Garcia Vieira e soldado Djalma Antônio Eleutério para finalizar o levantamento, avaliar a ação conjunta desenvolvida no final de semana. Baseados nesta experiência positiva, aproveitaram para discutir algumas medidas para um Plano de Ação Emergencial para eventos climáticos emergenciais futuros.

“No último final de semana, o Corpo de Bombeiros centralizou as ocorrências e administrou as chamadas. Isso facilitou e agilizou o atendimento e a retirada das árvores caídas. Como este tipo de queda acontece geralmente por fatores como chuva e ventos fortes, não é possível prever, mas uma ação em parceria facilita o trabalho”, afirmou o soldado Eleutério.

O trabalho de retirada e atendimento das chamadas teve início às 19h do sábado, 12, e foi finalizado às 14h30 do domingo, 13. “Foi uma quantidade considerável de chamadas em vários pontos da cidade e um trabalho que deu certo porque não houve duplicidade e as equipes não se cruzaram”, disse o tenente Vieira.

O engenheiro agrônomo da Sedema, Carlos Ambrosano, afirmou que a Pasta vai buscar parcerias com instituições de ensino e entidades públicas e privadas para auxiliar na identificação de árvores em risco, doentes e secas e promover novas discussões para definir ações preventivas para eventos desta natureza.