A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente concluiu a revitalização do Horto Florestal de Tupi. O trabalho foi resultado do convênio da Prefeitura de Piracicaba com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. O Estado investiu R$ 46 mil e a Prefeitura R$ 200 mil, com o objetivo de desenvolver programas voltados à infraestrutura de apoio a visitantes, promoção de atividades de educação ambiental e produção de mudas de árvores no Horto.

O Horto recebe em média cerca de duas mil pessoas/mês nos dias de verão e nos finais de semana. No inverno o número diminui, são cerca de 500 a 600pessoas/mês de visitantes sem agendamento.

De acordo com Rosa Maria Galera, coordenadora do Horto, com a reforma será possível aumentará o número de visitantes. “Serão melhoradas as condições para os visitantes, e está previsto monitoramento aos finais de semana e feriados, o que não acontece hoje”, ressalta Rosa Maria. Na revitalização foram construídos acessos, passeios e escadarias em concreto; estacionamento de 1.836,00m² em lajão britado; campo de futebol gramado com área de 770,00m² com alambrados; plantio de 1.360,00m² de grama batatais; instalação de 32 bancos de madeira; instalação de 20 mesas de concreto com tabuleiro de xadrez; novos coletores de lixo; construção de 05 quiosques com bancos; construção de sanitários e reforma do Núcleo de Educação Ambiental.

Atualmente, o Horto Florestal desenvolve projetos na área de Educação Ambiental, como o Criança Ecológica que oferece palestras, trilha monitorada e atividades específicas para crianças é de responsabilidade do Instituto Florestal e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Atende também grupos organizados, Terceira Idade, escoteiros sempre com visitas agendadas. Para o restante do público amante da natureza, as visitas podem ser feitas a qualquer hora do dia sem monitoria.

Horto Florestal de Tupi

Endereço: Rodovia Luiz de Queiroz , Km 5