Portal do Município de Piracicaba

Sede própria da Avistar é entregue oficialmente pelo Governo Municipal

Por Comunicação Social / Publicado em 12/12/2016
Tempo de leitura: 6 minutos.

Os integrantes da Avistar, ONG que atende pessoas com deficiência visual, receberam um presente especial neste final de ano, que é a tão sonhada sede própria, localizada na avenida Antonia Pazinato Sturion, 830, Piracicamirim. O investimento da Prefeitura na obra, que tem 1.216 metros quadrados, foi de R$ 1,9 milhão.

A entrega oficial aconteceu no sábado, 10/11, de manhã, com as presenças do prefeito Gabriel Ferrato, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Selma Ferrato, da secretária de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, do secretário de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, e do Trabalho e Renda, Carlos Beltrame, e da presidente da entidade, Maria José Belloni Felipe. Os vereadores Pedro Kawai e André Bandeira, pais de alunos e funcionários também participaram da cerimônia.

A Avistar é uma entidade sem fins lucrativos que visa promover condições favoráveis ao pleno desenvolvimento das pessoas com deficiência visual, garantindo sua integração sócio-educativa-cultural, sua inserção profissional e sua qualidade de vida. Atende atualmente 50 pessoas com deficiência visual, cegas ou com baixa visão e disponibiliza programas de apoio psicológico, orientação e mobilidade e aulas de informática.

O prefeito Gabriel Ferrato parabenizou a Avistar pela conquista e destacou o compromisso de sua gestão em sempre apoiar o trabalho de entidades assistenciais. "A entrega do prédio próprio para a Avistar é um momento especial. A concretização da sede própria dará maior consistência ao trabalho desenvolvido pela entidade. A Prefeitura sozinha não consegue dar conta de todas as demandas sociais da cidade e aí entra o trabalho de instituições sérias, competentes e com credibilidade, como a Avistar", disse Ferrato. Segundo o prefeito, a Avistar participou da elaboração do projeto de construção do prédio, o que foi um diferencial para tornar a obra de excelente qualidade, para que o trabalho possa ser exercido com alto nível de atendimento, em condições mais adequadas.

Ele também lembrou de outras entidades que receberam doações de terreno para construção de sedes próprias, executada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, como a APAE, Escola Passo a Passo, Espaço Pipa, AUMA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Piracicaba) e Fundação Jaime Pereira de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer.

Selma Ferrato afirmou que durante sua gestão no Fundo Social de Solidariedade procurou deixar um legado na área de assistencialismo e filantropia para melhorar as condições de entidades como a Avistar, que desenvolve um trabalho muito importante para a cidade.

A presidente da instituição, Maria José Belloni Felipe, destacou o envolvimento dos funcionários na transformação da Avistar em referência na cidade e região. Segundo ela, a sede própria marca um novo momento para a Avistar. "Acreditamos que com o novo espaço os atendimentos passarão a acontecer de uma forma mais adequada, num local adaptado, o que acarretará, consequentemente, na ampliação das formas e quantidade de atendimentos".

Um dos atendidos pela ONG desde 2010 é Eduardo Gonçalves da Silva, 40 anos, que tem baixa visão. Ele diz que só tem a agradecer pelo atendimento prestado e o acolhimento por parte dos profissionais. Na Avistar, Silva realiza atividades diversas, tem aulas de psicologia e orientações sobre mobilidade. "Todos esses componentes fazem com que o meu dia a dia seja melhor", garante.

RAIO X – O novo edifício tem área total construída de 1.216,16 m². No pavimento inferior fica a garagem, com 120,70 m2. O pavimento térreo concentra a maioria das salas de atendimento. São elas: sala braile adulto, sala de psicologia 1, recepção, sala assistência social, sala de administração, sala de psicologia 2, biblioteca/reunião, sala de informática, área de impressora em braile, sala de espera, sala de psicologia braile infantil, copa, área de serviço, copa/refeitório, sala de artesanato, sala de atividades, sala de terapia ocupacional, sanitários e vestiários masculinos e femininos, além de áreas de circulação/elevador/escada. O pavimento superior abriga sala de reuniões com 280,23 m², cozinha, sala de intervenção precoce, sala de musculação/orientação/mobilidade, sanitários masculinos e femininos, além de áreas de circulação/elevador/escada.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.