A obra da nova sede da 5ª Companhia da Polícia Militar, em Santa Teresinha, já entrou em fase de acabamento. Localizada na rua João Eugênio Piedade com a Av. Corcovado, a unidade atenderá a região que abrange os bairros Nova Piracicaba, Vila Rezende, Areão, Mário Dedini, Santa Teresinha, Santa Rosa, além de Ártemis, Santana e Santa Olímpia. O projeto foi feito em parceria entre o município e a Polícia Militar. Atualmente a 5ª Cia funciona na avenida Presidente Kennedy, 918.

Obra da 5ª Companhia da Polícia Militar, em Santa Teresinha, está em fase de acabamento

Iniciada em dezembro do ano passado, a obra deve ser concluída na primeira quinzena de junho. Com 400 metros quadrados, a 5ª Companhia tem salas distribuídas entre banheiros masculinos, feminino e acessível, sala de atendimento ao público, vestiários, cozinha/refeitório, arquivo e depósito, entre outros, além de estacionamento e área para as viaturas.

O prefeito Barjas Negri visitou a obra no fim de semana: mais segurança

Toda essa estrutura já está em fase de acabamento, com aplicação de revestimento e pintura e colocação de piso interno e externo. Esse trabalho segue até o fim deste mês. Na sequência, começa a instalação de louças e metais para, finalmente, concluir a obra.

O prefeito Barjas Negri afirmou que a nova sede vai intensificar a segurança na cidade. “Santa Teresinha é uma cidade dentro de Piracicaba, com mais de 100 mil habitantes e com equipamentos sociais, bancos, escolas. Lamentavelmente, perdeu bases da Guarda Civil e da PM, construídas pela população. Instalamos uma inspetoria da GC no Parque Natural e agora, após discutir com a PM e a Câmara, vamos realizar a construção desse novo espaço e ampliar ainda mais a atuação da segurança na cidade e oferecer uma melhor estrutura aos profissionais da PM”, complementou.

Uma das salas da 5ª Companhia da Polícia Militar, que fica em Santa Teresinha

Barjas lembra, ainda, que a parceria do município com o Estado para a melhoria na segurança pública também possibilitaram as construções das sedes do Instituto Médico Legal (IML) da Polícia Científica, do Deinter – 9 (Departamento da Polícia do Interior), sede do Águia e a instalação do BAEP (Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar). De acordo com o comandante da 5ª Cia, capitão Saulo Vieira Runho, o projeto desenvolvido em parceria com a Prefeitura atende as necessidades, desde disposição das salas e normas de segurança, além da localização. “Hoje, a 5ª Cia. tem mais de 80 policiais e está em uma casa de 220 metros quadrados, que não atende as necessidades. A nova sede vai dar mais conforto aos PMs e um melhor atendimento do público, além de centralizar a área de atuação. O posicionamento támbém será mais estratégico para as viaturas”, afirmou.

Contrapiso foi preparado no fim de semana para receber

A 5ª Companhia da Polícia Militar integra o 10ª Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI), que compõe o Comando de Policiamento do Interior de Piracicaba (SP), o CPI-9, assim como outros órgãos de segurança da região. Além da 5ª Cia, Piracicaba abriga a 1ª Cia, na Paulista, e a 4ª Cia, no São Dimas.