Intensificar as ações da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre) nos bairros para que a população que não pode se deslocar até a sede central da secretaria também possa usufruir dos serviços. O desejo do secretário Carlos Beltrame, da Semtre, foi manifestado durante reunião mensal ordinária da Comissão Municipal de Emprego de Piracicaba (ComEmprego), realizada na última quarta-feira, 20/04, no auditório do Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas de Piracicaba e Região), que contou com a presença de líderes comunitários.

O secretário citou como exemplos para facilitar o contato com a população a Semtre Móvel e o Time do Emprego, que no mês de março atendeu a população da região do Tatuapé (Tatuapé I, Tatuapé II e Altos do Tatuapé).

Beltrame salientou que a descentralização dos serviços da Semtre é fundamental. “Por exemplo, a Semtre Móvel deve estar onde a população mais precisa. Muitas pessoas tem dificuldade de se deslocar até o centro da cidade para serem atendidos na agência fixa da Semtre. Com a unidade móvel esta distância é encurtada e poderá beneficiar um maior número de pessoas, com serviços como confecção de carteira de trabalho, inscrição a uma vaga de emprego ou mesmo se inscrever para um curso de qualificação”.

Na Semtre Móvel são oferecidos atendimentos relacionados aos setores do CAT (Centro de Apoio ao Trabalhador) como vagas de emprego disponíveis e emissão de carteira de trabalho, por exemplo; orientação para o mercado de trabalho; programa Time do Emprego; MEI (Microempreendedor Individual); Banco do Povo; Economia Informal (ambulantes); além de cursos de qualificação profissional.

Milton Costa, presidente da ComEmprego, considerou oportuna a presença do secretário, para estreitar as relações com os líderes comunitários. “Assim como a Semtre também defendemos a unidade de todos os segmentos para enfrentar o momento econômico difícil que o país atravessa, afetando principalmente os trabalhadores que estão sofrendo com a alta do desemprego”, disse Costa.

O presidente do Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi), Francisco Pinto Filho, salientou a importância da realização dos trabalhos propostos pela Semtre em parceria com a ComEmprego, junto aos bairros, levando os serviços municipais até as comunidades. “Este contato mais próximo com a comunidade amplia o acesso da população aso serviços da secretaria”. disse.

Participaram da reunião membros e convidados das bancadas representantes das entidades patronais e dos trabalhadores e do poder público: Secretaria Municipal da Educação, Simespi, Sert, Semdes, Semtre, Sindban, Sinticompi, Sintipel, Acipi, CDL, Senai, Senac, Fumep, Ascopi, Pastoral Afro e lideranças dos bairros Jardim Paineiras, Higienópolis, Tatuapé I, Tatuapé II e Altos do Tatuapé.