O secretário de Saúde, Filemon Silvano, esteve em Brasília/DF na semana passada, em reunião com parlamentares, em busca de recursos via emendas, e protocolou projetos que vão beneficiar o município na área no Ministério da Saúde (MS). Entre os projetos apresentados estão a implantação da Telemedicina na rede pública, construção de um novo prédio para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Sônia e também para reforma ou construção de um novo espaço para o Centro de Especialidades Médicas (CEM), conhecido como Postão.
"Precisamos de apoio do Governo Federal. Entregamos estes projetos ao Ministério da Saúde e também para deputados e senadores", disse Silvano. Durante agenda com o senador Rogério Carvalho, Filemon apresentou o projeto para implantação da Telemedicina na rede de Saúde Pública de Piracicaba. Filemon explica que o encontro foi produtivo, tendo em vista que o senador participou de recente missão parlamentar sobre sistemas de saúde – incluindo o uso da tecnologia e inteligência artificial para melhoria da qualidade da atenção e o acesso às políticas públicas de saúde – em Baltimore, Maryland/EUA, entre os dias 31/03 a 06/04/23. "Ficamos felizes pela recepção e de saber que estamos no caminho certo. Apresentamos nosso projeto que foi elogiado pelo senador. Esperamos que o resultado deste encontro venha em breve para iniciarmos a implantação da Telemedicina em Piracicaba", completou Silvano.
Filemon Silvano durante agenda com o Senador Rogério Carvalho em Brasília
Também na pauta dos encontros estiveram os projetos da nova UPA Vila Sônia e a reforma ou a construção de um novo prédio para o Postão. "Estas duas obras são reivindicação da população há décadas e nada foi feito até então. Com os projetos prontos e devidamente entregues no Ministério e articulados com parlamentares, confio que temos grandes chances que esses recursos sejam aprovados para que essa melhoria saia do papel", lembrou Silvano.
O secretário de Saúde destacou que estas duas intervenções são importantes não só para melhorar o atendimento à população, mas também para dar melhor qualidade no ambiente de trabalho aos servidores. "Conversamos com todos, ouvimos as necessidades e criamos os projetos. Nosso foco é resolver esta situação o quanto antes", completou Silvano ao destacar que o prédio do CEM – o Postão, atrás do Mercado Municipal, está com infraestrutura defasada para o atendimento, e a UPA Vila Sônia, além de antiga, tem problemas crônicos, inclusive por ter sido construído abaixo no nível da rua e, toda vez que chove forte, a água invade a unidade causando transtornos e prejudicando o atendimento à população.