O secretário municipal da Saúde, Fernando Cárdenas, iniciou oficialmente na mana de hoje (15), a 7º etapa da entrega dos aparelhos para medição de glicemia. Serão mais 182 pacientes, que fazem uso de insulina, atendidos pela rede municipal de saúde. Nesta etapa serão atendidos pacientes cadastrados de fevereiro a junho de 2008. O equipamento será entregue na UBS (Unidade Básica de Saúde) e no PSF (Programa Saúde da Família) onde o paciente é atendido. Os insumos –– lancetas, seringas e fitas –– são fornecidos pelas farmácias municipais de referência do diabético. De acordo com o secretário, desde fevereiro de 2.006 até fevereiro de 2008, já foram entregues aproximadamente 3.327 kits para controle da glicemia. Para retirar o aparelho é necessário que o usuário leve a carteira de saúde da unidade. Cárdenas lembra ainda que o cadastramento para aquisição do aparelho volta a ser feito nas farmácias de referência. Para se inscrever o paciente deve levar o cartão SUS (Sistema Único da Saúde), carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, carteira de saúde e receita médica com prescrição de insulina.

Segundo Adriana Cresta, coordenadora do almoxarifado da Saúde, os aparelhos são cedidos apenas para diabéticos insulino dependentes. Além do aparelho, o paciente também recebe orientações sobre a forma correta de usá-lo e informações sobre os insumos. O controle do diabetes é um programa desenvolvido pelo município e pela Secretaria Estadual da Saúde.