Nesta semana, o secretário de Saúde, Filemon Silvano, recebeu a visita de representantes da ONG Grupo +Unidos e Fundação Caterpillar, parceiros no #AceleraVacina, realizado na cidade desde julho de 2021 com foco em ampliar a capacidade de vacinação contra a Covid-19 no município. O encontro aconteceu na manhã de quarta-feira, 16/02, e abordou a segunda etapa do projeto que vem sendo executado em unidades de saúde desde janeiro. Após o encontro, Filemon convidou os representantes para uma visita à Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Rita-Avencas, Centro de Referência da Atenção Básica (CRAB) Cecap e Unidade Básica de Saúde (UBS) Caxambu, três das dez unidades que recebem equipes do projeto.
Rafael Barbosa Simões, analista pleno de projetos do Grupo +Unidos, destacou que a primeira etapa do projeto aconteceu de julho a dezembro de 2021 e contou com a doação de 14 computadores e a contratação de 45 funcionários para auxiliarem no cadastro de informações e organização das filas de vacina no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas. "Com as melhorias, foi possível aumentar a capacidade de vacinação no ginásio de 70 para 120 pessoas a cada 20 minutos".
Antes da visita, representantes da prefeitura, Caterpillar e +Unidos conversaram sobre o projeto #AceleraVacina
Conforme lembrou o secretário de Saúde, o projeto foi positivo para a ampliação da capacidade de vacinação na cidade em 2021, por isso, a parceria foi prolongada por mais três meses, com o apoio no processo de vacinação no município e da contratação de 21 funcionários pela ONG. "Os contratados estão espalhados por dez unidades de saúde e estão realizando o mesmo suporte que realizavam no Ginásio, como cadastro de informações, recepção da população e ajuda na organização das filas para a vacina. Só temos a agradecer por mais esta parceria", ressaltou.
Para o médico e subsecretário de Saúde, Augusto Muzilli Jr., além da ajuda e suporte dado pelos 21 funcionários, os postos também contam com o preparo e conhecimento dessas pessoas no processo de cadastro de informações e organização. "Isso ajuda muito, pois, com a descentralização, os postos precisam se acostumar com a rotina de vacinação que será estendida, provavelmente, pelos próximos anos", reforçou.
Também participaram do encontro Moisés Taglieta, coordenador de Vigilância em Saúde; Fernanda Menini, diretora da Vigilância Epidemiológica Municipal; Tatiana Bonini, coordenadora de enfermagem do Departamento de Atenção Básica de Saúde; Natália Tavares, consultora de responsabilidade social da Caterpillar em Piracicaba; e do Grupo +Unidos Fernanda Dall'Antonia, gerente de Projetos, Larissa Ferracine coordenadora de Comunicação e Luma Cavalcanti, analista pleno de Comunicação.
Visita a unidades de saúde aconteceu na quarta-feira 16/02
VACINAÇÃO – De acordo com informações do VacinaVida, do governo do Estado de São Paulo, da população adulta, Piracicaba já aplicou um total de 879.141 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 360.755 em primeira dose, 333.162 em segunda dose, 10.785 em dose única e 174.439 em terceira dose (reforço) até a manhã de ontem, quinta-feira (17/02). Para as crianças já foram aplicadas, até dia 14/02, 12.237 doses, onde a estimativa de público total a ser vacinado nesta faixa etária é um total de 35.249 crianças com idade entre 5 e 11 anos. É importante lembrar que, para realizar a vacinação, é necessário fazer o agendamento pelo site VacinaPira.