O secretário municipal de Educação, Bruno Roza, visitou essa semana as obras de duas novas escolas que estão sendo construídas nos bairros de Artemis e Nova Iguaçu. As unidades atendem a uma demanda da SME e irão criar 280 novas vagas para a Educação Infantil no bairro Artemis e 350 novas matrículas no Ensino Fundamental na escola do Nova Iguaçu.
As obras de ampliação do antigo grupo escolar de Artemis começaram em agosto. A área total a ser construída será de 1.110 metros quadrados, e o conjunto da edificação será composto por três blocos distintos: um bloco administrativo (já existente); um bloco para o setor de serviços e refeitório; e um terceiro bloco para o setor educacional, onde serão construídas sete salas de aula.
O prédio histórico, que é tombado como patrimônio histórico pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural) estava abandonado há mais de 30 anos. O investimento da Prefeitura é de R$ 5 milhões, com previsão de conclusão de 12 meses.
A reforma do antigo grupo escolar também inclui a instalação de sistemas modernos, como climatização, combate a incêndio, monitoramento 24 horas com alarme, além de uma ampla área externa com playground e espaço de lazer.
A construção da escola do bairro Nova Iguaçu teve início em junho. A unidade contará com 13 salas de aula, quatro salas administrativas, cozinha, despensa, dois banheiros, abrigo para resíduos recicláveis, rampa para acessibilidade, uma quadra poliesportiva coberta, área externa para recreação e estacionamento. O investimento total na construção da nova escola é de R$ 6.859.226,97.