O prefeito Barjas Negri, o secretário municipal da Indústria e Comércio, Luciano Tavares de Almeida e membros do Apla- Arranjo Produtivo Local do Álcool, se reuniram na tarde da última quinta-feira (01), na Secretaria da Indústria e Comércio, com o presidente da Unica- União da Agroindústria Canavieira de São Paulo, Eduardo Pereira de Carvalho. O encontro pode resultar em futuras parcerias para elevar a competitividade do álcool na região de Piracicaba, consolidando-se como referência em nível nacional e mundial.
O secretário afirmou que o presidente da Unica conheceu um pouco do trabalho do Apla e, ao mesmo tempo, como profundo conhecedor do setor sucroalcooleiro, abordou as tendências mundiais. “Foi fundamental a vinda do presidente desta importante entidade canavieira, para estreitar o relacionamento”.
Segundo Luciano, Carvalho tem muito a contribuir, ajudando a delinear melhor as diretrizes do Apla. “Às vezes a gente se isola e faz ações com os mesmos objetivos e de forma desorganizada. A aproximação com a Unica é importante para implementação de medidas conjuntas. O Apla visa estudar alternativas para a cadeia produtiva do setor sucroalcooleiro, possibilitando a diminuição dos custos de produção”, reiterou.
O secretário esclareceu que na região de Piracicaba, o Apla reúne destilarias, indústrias, instituições e centros de pesquisa. A realização é do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, governo do Estado e Prefeitura de Piracicaba.
O presidente da Unica reconheceu a importância do Apla, ressaltando que a região de Piracicaba tem grandes empresas ligadas às atividades canavieiras. “O pensamento estratégico que está se formando em Piracicaba, ajudará bastante o setor, que atravessa um momento fantástico de crescimento, mas necessita de um suporte e o Apla pode ser referencial”.
Carvalho avalia ser fundamental esta organização dos empresários ligados ao setor sucroalcooleiro. “Percebi a colaboração entre a iniciativa privada e o Poder Público. Ambos mostram interesse em canalizar esforços para que o crescimento deste segmento importante para o crescimento da cidade seja feito de forma organizada”.
O que é Unica
A União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica) surgiu em 1997, a partir da necessidade de organização do setor de açúcar e álcool, diante da desregulamentação ocorrida no final dos anos 90.
O fim da interferência do governo marcou o início da adaptação do segmento ao mercado livre, o que levou à profissionalização da entidade, em 2000, com a criação do cargo de presidente executivo – processo que avançou em 2003, com a introdução dos cargos de diretor técnico e de secretário-geral.
Com a experiência das entidades empresariais que a antecederam, a Unica representa mais de 100 unidades produtoras, sendo representante dos produtores de cana, açúcar e álcool no Estado de São Paulo, Brasil, contando, entre suas unidades industriais associadas, com as que fabricam açúcar e álcool; as que se dedicam apenas à produção de álcool; e as que se concentram na produção de açúcar. É ainda a guardiã da memória estatística da produção brasileira de cana, açúcar e álcool.