Secretarias municipais de Turismo, Obras e Transportes iniciam ações de melhorias na região da Rua do Porto
Mobilidade: local é um dos principais polos turísticos da cidade
Com o propósito de proporcionar mais comodidade a turistas e piracicabanos que visitam ou frequentam a Rua do Porto e pontos turísticos da área, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com as Secretarias de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos e de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, iniciou hoje, segunda-feira, 7/04, pacote de ações de melhorias de mobilidade no local.

A primeira ação é o nivelamento do trecho que fica entre o campo de futebol situado da avenida Alidor Pecorari e os banheiros públicos da via, no final da Rua do Porto, no sentido passarela Estaiada e Ponte Pedro Francisco Prudente (Ponte do Morato), melhorando e ampliando o estacionamento no local, inclusive, de ônibus e vans de turismo. Máquinas estavam na área na manhã desta segunda-feira trabalhando com o reaproveitamento de material asfáltico remanescente de obras de pavimentação na cidade e com isso, em caso de chuva, não haverá barro/lama. A previsão de finalização é até sexta-feira (11/04).
“Temos de ter um olhar cuidadoso para a região da Rua do Porto, porque é um dos principais atrativos turísticos da cidade, então já iniciamos essa mudança por aqui e estamos planejando outras, sempre buscando oferecer a melhor experiência ao turista e, claro, contemplando também o piracicabano que leva parentes e amigos para aproveitar este ponto turístico”, comentou a titular da Secretaria Municipal de Turismo, Clarissa Quiararia.

MAIS – Dentre as ações em planejamento pela Secretaria de Turismo relacionadas à mobilidade na região da Rua do Porto estão, ainda, o aumento no número de pontos para embarque e desembarque de passageiros em ônibus ou vans de turismo no trecho que abrange as avenidas Beira Rio e Alidor Pecorari. Estão previstos dois novos pontos: um em frente à passarela Pênsil e outro em frente ao Casarão do Turismo. Com estes novos espaços, serão ao todo quatro pontos específicos para este serviço, incluindo o ponto nas proximidades do Museu da Água e o do trecho que atualmente passa por nivelamento no final da Rua do Porto/Avenida Alidor Pecorari. Também está em estudo a criação de um bolsão de estacionamento exclusivo para vans e ônibus de turismo.
“Infraestrutura é ponto-chave no turismo. A cidade precisa estar preparada para receber quem escolhe nos visitar, por isso, além de ações de capacitação de pessoal, que já estão em processo na Secretaria, como o curso de Turismo Rural, iniciado mês passado, estamos investindo também em espaços físicos, e estas ações na Rua do Porto são exemplos disso”, falou Clarissa.