Portal do Município de Piracicaba

Secretarias de Turismo e de Agricultura incentivam inscrições de empreendedores nas Rotas do Queijo de São Paulo

Iniciativa é do Governo do Estado; interessados podem se inscrever até segunda-feira, 22/09

Por CCS / Publicado em 17/09/2025
Tempo de leitura: 2 minutos.
Na imagem, uma pessoa com luvas azuis está a transferir o que parece ser coalhada de queijo de um coador de malha metálica para um recipiente forrado com tecido branco. O coador está inclinado sobre um recipiente amarelo, e a coalhada branca e esfarelada está a ser despejada. O tecido branco, que parece ser um pano de queijo ou musselina, está pendurado nas laterais do recipiente amarelo, servindo como um filtro para separar o soro da coalhada. As luvas azuis sugerem um ambiente de produção alimentar onde a higiene é importante. O fundo da imagem é escuro e desfocado, com uma parede de azulejos visível ao fundo, indicando um ambiente de cozinha ou de produção de laticínios.
Representantes da cadeia produtiva de queijo podem preencher o formulário até segunda-feira, dia 22 de setembro

Representantes da cadeia produtiva de queijo em Piracicaba podem se inscrever até segunda-feira, 22/09, para as Rotas do Queijo de São Paulo, iniciativa em formatação por parte do Governo do Estado, sob a coordenação da Casa Civil em conjunto com Invest SP, Secretarias de Turismo e Viagens; Agricultura e Abastecimento; Cultura, Indústria e Economia Criativa. O formulário para inscrição é https://encurtador.com.br/1cAiv. A Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias municipais de Turismo e de Agricultura, incentivam as inscrições com divulgação pela internet e em grupos com os produtores locais.

“O turismo rural, ao qual a produção de queijo está ligada, vem se consolidando cada vez mais em Piracicaba, então é muito importante que os produtores locais integrem este movimento, se inscrevam e colaborem para expandir este potencial. Isso pode gerar visibilidade, fortalecer os negócios e abrir novas oportunidades de atrativos turísticos”, comentou a titular da Secretaria Municipal de Turismo, Clarissa Quiararia.

No formulário são solicitadas informações sobre os produtos, qual o tipo de leite utilizado no processo produtivo, atividades e experiências ofertadas na propriedade.

“Contamos com o interesse dos produtores de queijo e queijarias no preenchimento do formulário visando a participação nas Rotas do Queijo de São Paulo. Com as informações compiladas, o Governo do Estado pode compreender o desenvolvimento da atividade na cidade”, disse o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Maurício Perissinotto.

De acordo com o Governo do Estado, o preenchimento do formulário não garante a inclusão imediata nas rotas, porque as informações enviadas serão analisadas e, caso haja necessidade, o produtor será contatado para esclarecimentos adicionais.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.