O Encontro de Secretarias de Agricultura da Região Metropolitana de Piracicaba realizou sua oitava edição na última sexta-feira, 29/09, no município de Santa Maria da Serra, dando continuidade a um ciclo iniciado em outubro de 2021, no primeiro encontro ocorrido em Piracicaba.
Nesta edição, o encontro teve início com uma apresentação da secretária Nancy Thame, da Sema, e do diretor da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada) Regional de Piracicaba, Maurício Perissinoto, que fizeram um balanço dos encontros anteriores e uma contextualização das reuniões das Câmaras Temáticas da RMP.
Em seguida, os cerca de 60 participantes presentes realizaram uma dinâmica para construção coletiva dos quatro macrotemas prioritários para o desenvolvimento da agricultura na região, divididos entre as temáticas: produção agropecuária; conservação de solo, água e recursos naturais; abastecimento público e infraestrutura.
Nos encontros anteriores, os representantes das secretarias dos 24 municípios da RMP já discutiram assuntos como a conservação de solos e água, agricultura familiar, turismo rural, proteção das águas, gestão de resíduos na zona rural, Rotas Rurais, saneamento rural e SIM (Serviço de Inspeção Municipal).
O prefeito de Santa Maria da Serra, Josias Zani Neto, esteve presente no encontro e enfatizou a união de esforços de todos os municípios para a realização do encontro. “A agricultura é a grande motivadora da economia nacional e o que mantém grande parte da renda do nosso município”, enfatizou o prefeito.
Segundo a secretária Nancy Thame, da Sema, o próximo encontro está marcado para dia 10 de novembro, em Piracicaba. “No próximo evento vamos realizar discussões mais aprofundadas sobre esses temas para o encaminhamento de propostas tangíveis para o desenvolvimento rural sustentável da RMP ao Governo Estadual”, destaca Nancy Thame.
REALIZAÇÃO – Os Encontros das Secretarias de Agricultura da Região Metropolitana são organizados conjuntamente a cada três meses pelos representantes de cada município, com a parceria da Cati, que faz parte da SAA (Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento) e já foi sediado nas cidades de Piracicaba, Limeira, São Pedro, Analândia, Capivari, Rio Claro e Charqueada.