A EJA funciona em 10 escolas municipais e atende 350 estudantes com idade a partir de 15 anos.

Todos os jovens e adultos da rede municipal de ensino estão tendo a oportunidade de participar de palestras sobre direitos trabalhistas. Ministrado pela Dra. Rosa Maria Furoni, conciliadora judicial e professora na Universidade Metodista de Piracicaba, o ciclo é composto por três aulas, das quais a última será amanhã (02), das 19h, às 22h, na Escola Municipal Francisco Corrêa, localizada no Jardim São Paulo. Também devem participar os estudantes das Escolas Municipais Enedina Lourenço Vieira, Jardim Planalto, e Professora Elisabeth Consolmagno Cruz, no Kobayat Libano.

“Dividimos as palestras em três regiões, para atendermos os 350 alunos”, explica Vera Esteves, coordenadora do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (Cieja), da Secretaria de Educação. Segundo ela, o tema faz parte do projeto “Trabalho e cidadania”, que está sendo desenvolvido no decorrer deste ano. O objetivo é contribuir com a melhoria da qualidade de vida desses jovens e adultos, fornecendo informações necessárias ao perfil exigido atualmente no mercado de trabalho.

Para a Secretária Municipal de Educação, professora Nély Guidolin Lima, é desse modo que a escola se concretiza enquanto espaço agregador das práticas sociais e os processos educativos voltados aos jovens e adultos são fortalecidos. “Somente com uma educação de boa qualidade é possível que haja a formação de cidadãos críticos, conscientes dos seus direitos e deveres”. A primeira palestra aconteceu no dia 18 e a segunda em 25 de setembro.

EJA A Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação atende 350 alunos das primeiras séries do Ensino Fundamental (Censo Escolar – setembro/2012). Para atrair um número cada vez maior de estudantes, a equipe responsável pelo programa realiza ampla divulgação em locais de acesso público e demais pontos estratégicos dos bairros. A Secretaria promove também a formatura dos alunos concluintes do 1º ciclo do Ensino Fundamental (antiga 4ª série), com o objetivo de valorizar o trabalho desenvolvido em sala de aula e estimular a continuidade dos estudos.