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Secretaria de Turismo recebe alunos da E.M. Hélio Casale Padovani para tour artístico

Atividade teve visita guiada a exposição de arte e oficina para colorir desenho

Por CCS / Publicado em 23/10/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.

A sede da Secretaria Municipal de Turismo recebeu na tarde de ontem, quarta-feira, 22/10, a visita de 54 alunos da Escola Municipal Hélio Casale Padovani para um tour artístico. A atividade foi constituída por visita guiada à exposição Casas que Contam Histórias, com 23 obras produzidas em papelão pelas mãos da artista Isaura Trindade e, ainda, oficina para colorir um desenho que reproduz a sede da Pasta. Os estudantes, com idades entre 4 e 5 anos, também visitaram o 52º Salão Internacional de Humor de Piracicaba e a Pinacoteca Municipal Miguel Dutra.

A imagem mostra um grupo de crianças, provavelmente alunos, reunidos em torno de uma maquete de uma casa. Um adulto, possivelmente um professor ou guia, está explicando algo sobre a maquete. As crianças parecem curiosas e atentas, observando os detalhes da construção em miniatura. Ao fundo, há uma mesa e uma parede com um pôster que contém texto e uma imagem em preto e branco de uma mulher. O ambiente parece ser um museu ou um espaço educativo, com piso de madeira e iluminação interna.
Tour teve 54 alunos da Escola Municipal Hélio Casale Padovani

Casas que Contam Histórias foi contemplada pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc 2024 e é composta por peças que resgatam memórias e afetos da artista, uma vez que ela produziu em papelão representações de patrimônios arquitetônicos de Piracicaba, como a Casa do Povoador e o Casarão do Turismo, além de moradas reais, construções inspiradas na literatura infantil e obras de ficção.

A professora, com óculos e um colar, está em pé e gesticula com a mão direita enquanto segura um papel. Ela está vestida com uma blusa vinho e jeans. À sua frente, sentadas em uma mesa de madeira, há várias crianças em idade escolar, vestindo uniformes azuis e verdes. Elas estão absortas em atividades de colorir, com lápis de cor espalhados pela mesa. Ao fundo, observa-se uma televisão grande na parede, uma estante com alguns objetos decorativos, como um vaso e porta-incenso, e uma janela com vista para uma área externa. A sala parece ser um ambiente de aprendizado, possivelmente uma sala de aula.
Estudantes também estiveram em oficina para colorir um desenho que reproduz a sede da Secretaria de Turismo
A imagem mostra um grupo de crianças e adultos em uma exposição, possivelmente de maquetes. No centro da imagem, uma mulher de jaqueta jeans está explicando um modelo de casa com um chaminé em destaque. As crianças, algumas com uniformes escolares, observam atentamente, demonstrando interesse.À esquerda, uma mulher com um suéter vermelho e uma menina ao seu lado observam uma série de maquetes menores dispostas em uma mesa comprida. As maquetes parecem representar diferentes construções e cenários, com detalhes que sugerem um contexto histórico ou arquitetônico.O ambiente parece ser um museu ou centro cultural, com chão de madeira trabalhado e paredes claras. A iluminação é suave, realçando os detalhes das maquetes e as expressões das pessoas. A atmosfera geral é de aprendizado e exploração.
Alunos participaram de visita guiada à exposição Casas que Contam Histórias

“É uma alegria muito grande para a nossa equipe receber os estudantes, porque a partir desta vivência, deste contato direto com obras artísticas, em um ambiente fora do convencional de uma escola, eles podem ser despertos para a arte por uma outra perspectiva. Mais que observar os trabalhos expostos, eles podem sentir a sala expositiva, se atentar a detalhes, e tudo isso contribui para expandir a criatividade das crianças. Atividades como esta desenvolvem conceitos como turismo, arte e cultura”, falou a titular da Secretaria de Turismo, Clarissa Quiararia.

Na exposição, a artista Isaura, que é natural de Paraguaçu Paulista e mora em Piracicaba há mais de 25 anos, compartilha, por meio das casas reproduzidas em diversos tamanhos, a trajetória de criação iniciada durante a pandemia da Covid-19, no isolamento social, com o movimento ‘Fica em casa’, a fim de reduzir a disseminação do coronavírus.  

De acordo com a professora Edna Almeida, responsável pelos alunos, a arte faz parte da vivência das crianças dentro da escola e a visita à exposição, portanto, é uma atividade extraclasse para fixar conhecimentos. “Muitas crianças não têm o hábito de visitar exposições, então a escola está sempre proporcionando a visitação a esses espaços, para que possam aprimorar o que já fazem dentro da unidade escolar. Quando chegam na escola, elas desenham o que observaram, contam como foi, recriam algumas artes. E assim conseguimos compreender o que eles aprenderam”, comentou.

Para o estudante Michel Toledo, diversas casas da mostra ficarão guardadas na memória. “Eu gostei bastante da casa que parece impossível de fazer, que é a casa que estava flutuando. Eu gostei também da casa que tinha barquinhos e uma escada enorme para chegar nela. Vou contar para a minha avó, minha mãe, meu vô e para minhas duas irmãs que eu gostei muito desse dia”, afirmou.

Quem também aprovou o tour foi a estudante Livia de Souza. “Gostei muito das casinhas. A dos Três Porquinhos foi a mais legal”, disse.


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