Portal do Município de Piracicaba

Secretaria de Turismo realiza famtour para fomentar o turismo rural na cidade

Viagem de familiarização teve como destino atrativos turísticos do bairro Tupi

Por CCS / Publicado em 24/10/2025
Tempo de leitura: 5 minutos.
A imagem mostra um grupo de pessoas sorrindo e segurando certificados. Eles estão ao ar livre, em um ambiente com vegetação e construções rústicas de tijolos e madeira. A maioria das pessoas está em pé, em diferentes fileiras, enquanto duas pessoas estão sentadas na frente. Todos parecem felizes e orgulhosos por receberem seus certificados. A luz do sol ilumina a cena, criando um ambiente acolhedor e festivo.
Ao todo, 19 profissionais do setor turístico participaram da atividade

Com o intuito de fomentar o turismo rural em Piracicaba, aconteceu ontem, quinta-feira, 23/10, a famtour gratuita Rota Tupi, uma viagem de familiarização sobre atrativos turísticos do bairro. Ao todo, 19 profissionais do setor turístico, como guias de turismo e agentes de viagens, visitaram diferentes espaços a fim de conhecer opções que podem integrar roteiros a serem oferecidos a turistas. A idealização foi do guia de turismo e agente de viagens Diego Camargo, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo.

A programação da famtour consistiu em visitas a quatro locais: Chácara Catavento, Chácara Brasil, Alambique Alambari e Restaurante Angatu. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a história de cada espaço, degustar opções gastronômicas e fazer contatos, visando a construção de roteiros que podem tratar de temas como pancs (plantas alimentícias não convencionais), abelhas nativas sem ferrão, produção de frutas vermelhas e de cachaça, entre outros.

A imagem mostra um grupo de pessoas caminhando por um caminho de terra em uma fazenda, possivelmente em um tour guiado. Há vegetação densa em ambos os lados do caminho, com fileiras de plantas cultivadas e árvores ao fundo. À direita, uma estufa de plástico transparente cobre uma plantação, com postes de madeira sustentando a estrutura. À esquerda, uma pequena turbina eólica está instalada perto de uma cerca. As pessoas estão vestindo roupas casuais, e algumas carregam mochilas. O céu está azul e claro, indicando um dia ensolarado.
Chácara Catavento esteve no roteiro de familiarização
A imagem mostra um grupo de pessoas reunidas sob uma cobertura rústica, possivelmente um quiosque ou área de lazer ao ar livre. Há várias mesas e cadeiras de plástico brancas dispostas no local, com algumas pessoas sentadas e outras em pé. No primeiro plano, à esquerda, um homem com chapéu de palha branco e camiseta branca está conversando com uma mulher de camiseta verde, enquanto um homem de camiseta preta e óculos observa. Mais ao fundo, várias pessoas estão sentadas à mesa, algumas conversando entre si e outras parecendo escutar. O ambiente é cercado por vegetação exuberante, com árvores e palmeiras visíveis, indicando um local natural e possivelmente tropical. A cobertura é feita de telhas escuras, apoiada em pilares de madeira e alvenaria aparente. A luz do sol ilumina a cena, criando sombras interessantes no chão de terra batida.
Chácara Brasil foi um dos destinos da famtour

De acordo com a titular da Secretaria de Turismo, Clarissa Quiararia, essa famtour é uma atividade complementar do curso sobre atrativos turísticos da cidade ministrado neste ano, em cinco turmas e em parceria com o Senac, e que capacitou mais de 130 profissionais do setor, entre guias de turismo, guardas-civis municipais e artesãos que trabalham em feiras de artesanato administradas pela Pasta.

“Foi uma manhã e início de tarde enriquecedores para todos os participantes, que puderam se aproximar de empreendimentos turísticos do bairro Tupi e a partir disso ter informações para a construção de roteiros. Deste modo, os profissionais ficam munidos de detalhes, de dados que, com certeza, fazem a diferença na hora de montar um roteiro. A partir da vivência deles em cada espaço, podem pensar em itinerários para os mais variados grupos, fortalecendo a nossa economia por meio da atividade turística”, disse a titular da Secretaria de Turismo, Clarissa Quiararia.

Conforme Diego Camargo, a famtour é uma forma de conexão entre os profissionais do trade. “A famtour é muito importante porque a gente dá visibilidade para o pessoal, para os empreendimentos turísticos receberem os grupos, e também tem muitos guias que não conheciam ou não conhecem os pontos, mesmo sendo da cidade. Então esta é uma forma de a gente se conectar a eles. E com o apoio do governo para esta iniciativa, o resultado é excelente. Esta parceria, este laço, é fundamental pra gente”, falou Camargo.

Para Daniel Kuntz, um dos guias de turismo participantes da famtour, a iniciativa contribuiu para que ele possa ampliar o leque de roteiros turísticos pelo município. “Fiquei impressionado com a variedade de produtos que podem ser oferecidos para o turismo em Piracicaba, desde uma colheita de frutas vermelhas até conhecer uma horta 100% orgânica, natural, sem agrotóxico. As propriedades que visitamos têm, de fato, alto potencial para receber o cliente, o público”, afirmou.

O homem sorri para a câmera, segurando um certificado e apontando para ele com o dedo indicador. O certificado, com bordas azuis e brancas, declara que "DANIEL KUNTZ GONÇALVES participou do FAMTUR com destino ao Bairro Tupi". O evento foi promovido pela Secretaria de Turismo de Piracicaba em parceria com guias e atrações locais, e ocorreu em 23 de outubro de 2025, com duração total de 8 horas. O local e a data de emissão do certificado são Piracicaba, 23 de outubro de 2025. Abaixo, há assinaturas de Diego Camargo Medeira (Guia de Turismo), Cleverson Guariaria (Secretaria de Turismo de Piracicaba) e Roberta Carajol (Chácara Catamento), juntamente com o logotipo "PIRA". O homem está vestindo uma camiseta preta e tem uma tatuagem em seu braço esquerdo. O fundo da imagem está desfocado, mostrando elementos que parecem ser de um ambiente externo com vegetação e decorações coloridas.
Daniel Kuntz, um dos guias de turismo participantes da famtour, também recebeu certificado

Quem também aprovou a realização da atividade foi o guia de turismo Gabriel Bardou. “Foi uma oportunidade de fazer conexões, tanto com os outros guias locais quanto com as propriedades rurais que estão abertas para esse turismo rural. Quando alguém visita um lugar, ele não busca fazer as mesmas coisas que faz no lugar de origem. A pessoa quer conhecer o novo, portanto, fazendo essa expedição, buscando esses lugares diferenciados, a gente consegue oferecer isso para o turista”, comentou.

Ao final da famtour, todos os integrantes receberam certificado de participação.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.