Portal do Município de Piracicaba

Secretaria de Turismo inicia capacitação sobre atrativos turísticos de Piracicaba, exclusiva para guardas-civis municipais

Por sfranzol / Publicado em 05/08/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.

Intuito é instruir quem lida diretamente com os visitantes e turistas, para que tenham informações consistentes a compartilhar

A imagem mostra uma sala de aula ou auditório onde um grupo de pessoas está assistindo a uma apresentação. Três mulheres estão em pé na frente da sala, perto de uma tela de projeção, onde um slide está visível. Uma das mulheres, vestida com uma blusa listrada, está gesticulando com a mão para a tela, como se estivesse explicando algo. As outras duas mulheres estão em pé ao lado dela, uma vestindo uma blusa rosa e a outra uma blusa rosa claro.O público, composto por homens e mulheres, está sentado em cadeiras voltadas para a frente, observando a apresentação. Muitos deles usam uniformes pretos com o brasão "GCM PIRACICABA" e "GUARDA CIVIL PIRACICABA-SP". Isso sugere que a apresentação é para membros da Guarda Civil Municipal de Piracicaba.A sala parece ter um teto com vigas de madeira escuras e iluminação embutida. Há janelas arqueadas com venezianas nas paredes. Há também uma porta com uma sinalização de saída de emergência. A atmosfera geral é de um ambiente de treinamento ou reunião informativa.
Aulas para os guardas-civis acontecem na sede da Secretaria de Turismo, no Engenho Central

A Secretaria Municipal de Turismo iniciou ontem, segunda-feira, 4/08, a primeira turma de capacitação sobre atrativos turísticos de Piracicaba exclusiva para guardas-civis municipais. Compõem este grupo 26 guardas-civis. E hoje, terça-feira, 5/08, mais uma turma de 25 GCMs começou as aulas. Serão ao todo quatro encontros para cada grupo, no período da manhã, na sede da Secretaria, no Engenho Central, em parceria com o Senac. Nas aulas são abordadas informações sobre o município e também sobre o bem-receber para visitantes e turistas. No primeiro semestre, a Pasta realizou o curso para artesãos e guias de turismo da cidade, instruindo 55 pessoas.

De acordo com a titular da Secretaria Municipal de Turismo, Clarissa Quiararia, o intuito da capacitação é instruir quem lida diretamente com os visitantes e turistas, principalmente na região da Rua do Porto, que é um dos espaços mais visitados, para que tenham informações consistentes a compartilhar com quem questioná-los sobre a cidade. “Assim como os guias de turismo e artesãos que trabalham na região da Rua do Porto, os guardas-civis são peças fundamentais de apoio aos turistas, porque muitas pessoas os procuram para pedir informações, uma vez que são profissionais oficiais do município”, disse.

A imagem mostra uma sala de aula com um grupo de pessoas, a maioria vestindo uniformes pretos com emblemas amarelos, possivelmente policiais. Há uma mulher de pé à esquerda, vestida com um casaco azul claro, que parece estar apresentando algo. Ela está ao lado de uma mesa com um projetor.A sala tem um teto de madeira escura com iluminação embutida, paredes brancas e janelas altas e arqueadas com detalhes em madeira escura. Há também uma porta aberta à esquerda, que dá para uma área externa com tijolos aparentes e plantas.No lado direito da sala, há um ar condicionado instalado na parede. As pessoas estão sentadas em cadeiras, a maioria com cadernos ou papéis à sua frente, indicando que estão em uma aula ou treinamento. O piso é de madeira com um padrão geométrico em tons de marrom.
Curso é realizado em parceria com o Senac

O plano da Secretaria Municipal de Turismo é transformar a Casa do Artesão do Engenho Central, a feira de artesanato da Rua do Porto e o Casarão do Turismo em pontos de informações turísticas, com pessoal capacitado para orientar quem visita Piracicaba. Diante disso, na segunda quinzena de agosto, outra turma para o curso será iniciada para artesãos e guias, mas no período noturno, para oportunizar o conhecimento àqueles que não puderam participar no primeiro semestre.

“Nosso desejo é que os visitantes se sintam acolhidos e, de fato, bem-vindos na cidade, com excelência na recepção, na hospitalidade. Um turista com uma experiência bem-sucedida volta ao município e pode, ainda, trazer mais pessoas, movimentando a nossa economia”, comentou.

A imagem mostra uma sala de aula com um grupo de pessoas sentadas em cadeiras, a maioria vestindo uniformes escuros. Há uma mulher em pé na frente da sala, falando com o grupo. Ela está vestindo uma camisa rosa e calças jeans. Atrás dela, há um projetor e uma tela com uma imagem. A sala tem piso de madeira com um padrão geométrico e paredes brancas. Há uma grande janela com molduras escuras em um lado da sala e uma porta com uma moldura de madeira semelhante no outro lado. A atmosfera parece ser de uma palestra ou treinamento.
Secretária de Turismo, Clarissa Quiararia, deu as boas-vindas aos guardas-civis municipais no primeiro dia da capacitação


Algumas das temáticas abordadas no curso são os principais atrativos locais, segmentação do turismo, hospitalidade, inovação, sustentabilidade, patrimônio, tradições e gastronomia.

De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal, Marcos Alexandre Pavanello Rodrigues, a qualificação dos guardas-civis acontece no contraturno do período de trabalho, sem prejudicar as atividades da corporação. “Estamos muito felizes, neste mês de aniversário de Piracicaba, com esta novidade para a Guarda Civil Municipal, que beneficiará muito a cidade, principalmente porque os GCMs que já executam seus trabalhos nos pontos turísticos da cidade terão conhecimento e facilidade para auxiliar os turistas que visitam a nossa querida cidade”, falou.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.