Portal do Município de Piracicaba

Secretaria de Turismo divulga lista provisória dos artesãos selecionados para a 40ª Festa das Nações

Por sfranzol / Publicado em 28/04/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.

Evento acontecerá entre 14 e 18 de maio, no Engenho Central

A imagem mostra uma variedade de artesanato de madeira à venda, provavelmente em uma feira ou mercado. O foco principal está em dois tipos de placas de madeira:* *Placas com imagem e texto:* Um conjunto de placas de madeira empilhadas apresenta uma imagem gravada de um peixe e uma cidade ribeirinha, com "PIRACICABA" e "SÃO PAULO" escritos na placa. As placas têm ganchos, sugerindo que podem ser usadas como porta-chaves ou organizadores.* *Placas com texto colorido:* Uma placa de madeira separada tem a frase "EU ❤️ RUA DO PORTO PIRACICABA" escrita em letras coloridas, com o coração vermelho como o elemento central.  A palavra "PIRACICABA" é a maior e mais proeminente.  Esta placa está em um suporte, e parece ser uma peça única, ou pelo menos não empilhada como as outras.Além dessas placas, há outras peças de artesanato de madeira ao redor, incluindo o que parecem ser pequenas peças de madeira em forma de contas ou botões, e outras placas de madeira de tamanhos e formas variadas, algumas das quais estão ligeiramente desfocadas. O fundo sugere um ambiente externo, com um gramado verde borrado ao fundo, indicando que o mercado pode estar em um espaço aberto.  A iluminação parece natural, sugerindo luz do dia.A imagem sugere que os artesanatos são souvenirs ou itens decorativos relacionados à cidade de Piracicaba, São Paulo, Brasil. A variedade de peças e o agrupamento sugerem uma seleção de produtos disponíveis para compra.
Artesãos poderão expor trabalhos na edição 40 da Festa das Nações

A Secretaria Municipal de Turismo de Piracicaba torna pública hoje, segunda-feira, 28/04, a lista provisória contendo os nomes dos 15 artesãos interessados selecionados, por ordem alfabética, para participação na 40ª edição da Festa das Nações, que acontecerá entre 14 e 18 de maio, no Engenho Central. Após o período para apresentação de recursos, que começa amanhã, 29/04, e vai até 2/05, será divulgada a lista definitiva dos artesãos selecionados, no dia 7/05, tanto no site da Secretaria de Turismo (turismopiracicaba.com.br) quanto no da Prefeitura (piracicaba.sp.gov.br).

Os nomes dos artesãos selecionados para a lista provisória e suas respectivas técnicas de artesanato são: Adhemar Fernando Monteiro (bijuteria e pirografia), Adriana de Freitas Farias (costura criativa), Adriele Silva Bigotto (amigurumi e costura criativa), Antonio Carlos Carvalho Pessoa (nautimodelismo), Helena da Silva Mendes (costura criativa), Joel Aparecido de Siqueira Alves de Lima (escultura, entalhe e marchetaria), Leonina de Oliveira Miguel Magioli (tricô, crochê e amigurumi), Maria Lúcia Tavares Marangoni (bijuteria, macramê e pedras naturais), Miguel Martin (marcenaria), Natasha Danckwardt Ferrari (cimento, bijuteria e suculentas), Patrícia da Silva Delgado (biscuit, MDF, concreto celular e arte sacra), Ricardo Rosa Schiavinato (joalheria), Roseli Durigan (colagem, bijuteria, arte sacra e pedraria), Thais Caramel Barbosa Soares (costura criativa e feltro) e Venise Cilene Sant Ana (pintura e upcycling).

“Estamos muito felizes por ver que, após a avaliação e seleção feita por equipe técnica, diferentes tipos de artesanato estarão na Festa das Nações, mostrando o potencial e lindo trabalho que os artesãos da cidade fazem. Essa festa tem grande presença de público, são pelo menos 75 mil pessoas passando pelo Engenho, então é uma incrível oportunidade para exposição, visibilidade e comercialização”, comentou a titular da Secretaria de Turismo, Clarissa Quiararia.

O período de inscrições para o processo seletivo foi de 4 a 18 de abril com preenchimento de formulário eletrônico disponível nos sites da Secretaria de Turismo e da Prefeitura de Piracicaba, onde também consta o edital completo do Chamamento Público.

Para pontuação no processo seletivo foram avaliados critérios como referência à cultura popular, criatividade, linguagem própria, tradição, expressão contemporânea, inovação, consciência ambiental e apresentação.

“A riqueza cultural de Piracicaba é simbolicamente representada pelas mãos dos habilidosos artesãos selecionados neste chamamento. Esperamos que o público aproveite e leve daqui da cidade muitas recordações e belas obras artesanais”, comentou o  gerente de planejamento turístico de Piracicaba, Esdras Casarini.

Todos os 15 artesãos da lista final terão um espaço coletivo de aproximadamente 108m² no evento. A colaboração de cada artesão selecionado será de R$ 150, direcionada à organização do evento, por meio da Fenapi (Associação Cultural Festa das Nações de Piracicaba). A doação será revertida às entidades assistidas pela festa.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.