Portal do Município de Piracicaba

Secretaria de Turismo conclui aulas da quinta turma do curso sobre atrativos turísticos

Desde o primeiro semestre, Pasta já instruiu 131 profissionais em cinco edições da capacitação

Por CCS / Publicado em 04/09/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.
A imagem mostra um grupo de pessoas, provavelmente participantes de um workshop de turismo, posando para uma foto. Todos estão segurando certificados, o que sugere que completaram um curso ou programa. Os certificados têm "SENAC" impresso, que é uma instituição brasileira que oferece formação profissional. Os participantes têm idades e etnias variadas, todos sorrindo e olhando para a câmera, o que indica uma atmosfera positiva e de celebração. O ambiente parece ser uma sala de aula ou uma sala de reuniões, com uma tela de projetor ao fundo exibindo texto relacionado a "Turismo Piracicaba" e "Encantando Visitantes", confirmando o contexto de um workshop voltado para o turismo. A impressão geral é de um evento educacional bem-sucedido e de um grupo de formandos orgulhosos.
Com o término da capacitação, todos os participantes receberam certificados de conclusão de curso

A Secretaria Municipal de Turismo concluiu nesta semana as aulas da quinta turma do curso sobre atrativos turísticos da cidade. A capacitação ocorreu em parceria com o Senac, no período noturno, para 25 guias de turismo, artesãos que trabalham em feiras de artesanato administradas pela Pasta e guardas-civis municipais. Foram ao todo cinco encontros, na sede da Secretaria, no Engenho Central, abordando informações sobre o município e também sobre o bem-receber para visitantes e turistas. Desde o primeiro semestre, a Secretaria já capacitou 131 profissionais em cinco edições do curso.

Algumas das temáticas abordadas no curso foram os principais atrativos locais, segmentação do turismo, hospitalidade, inovação, sustentabilidade, patrimônio, tradições e gastronomia.

A imagem mostra uma sala de aula com várias pessoas sentadas em cadeiras, a maioria delas voltada para a frente, como se estivessem prestando atenção a uma aula ou palestra. Há janelas altas e arqueadas com venezianas de madeira, e o teto tem vigas de madeira aparentes. As paredes são brancas e a iluminação parece vir de luminárias no teto. As pessoas na sala estão em diferentes posições: algumas estão escrevendo em papéis sobre as mesas, outras parecem estar conversando entre si ou apenas observando. A maioria está vestida casualmente. O ambiente sugere um local de aprendizado ou treinamento. Há também um ar condicionado instalado na parede entre duas janelas.
Essa foi a quinta turma do curso sobre atrativos turísticos

Para o guia de turismo Marcio Domingues, participante da turma noturna, esta iniciativa é um pilar para o desenvolvimento e ampliação da participação do turismo na economia local. “A Secretaria organizou e garantiu que o treinamento ocorresse de forma produtiva e eficiente. O curso abordou de forma objetiva e clara conceitos importantes da recepção e fidelização do turista que visita nossa cidade”, disse.

Quem também avaliou o curso de forma positiva foi a artesã Larissa Leite Tosetti. Ela comentou que além dos conceitos teóricos e do levantamento dos pontos turísticos de Piracicaba, as aulas consolidaram-se como uma oportunidade de troca entre diversos atores do setor turístico e cultural. “Eu, como artesã, pude me enriquecer com saberes diversos e inspirações para fazer parte desta construção permanente de um município que acolhe quem aqui vive e quem passa como turista e aprende amar e respeitar todo o patrimônio aqui existente. Sou grata por esta oportunidade que nos foi dada e pela inclusão dos artesãos como atores deste processo. Agradeço à Prefeitura e ao Senac, em especial ao professor Fabrício Medeiros, que nesta parceria puderam desenvolver um curso específico e de ótima qualidade”, afirmou.

Conforme a titular da Secretaria de Turismo, Clarissa Quiararia, o plano é transformar a Casa do Artesão do Engenho Central, a feira de artesanato da Rua do Porto e o Casarão do Turismo em pontos de informações turísticas com pessoal capacitado para orientar quem visita Piracicaba. “O curso, portanto, faz parte deste plano, porque todos os participantes ficam habilitados a dar sugestões do que fazer na cidade. Isso é fundamental para o desenvolvimento do Turismo na cidade. Esses profissionais são peças fundamentais de apoio aos turistas, para que se sintam acolhidos no município e retornem para cá, movimentando a economia de Piracicaba”, explicou.

A imagem mostra duas pessoas em pé, em frente a uma parede branca e a uma janela de madeira. A pessoa à esquerda é uma mulher com cabelos castanhos escuros, usando uma blusa verde de manga curta e um colar fino. Ela está gesticulando com as mãos enquanto fala. A pessoa à direita é um homem com óculos, barba e cabelos curtos. Ele está usando uma camisa de manga curta com um padrão azul e branco. Ele tem crachás pendurados no pescoço e um relógio no pulso. Ele está com as mãos cruzadas na frente do corpo. Atrás deles, há uma mesa com alguns sacos de papel, papéis e um jarro de água com copos. Ao fundo, à esquerda, vê-se uma janela com divisórias de madeira. À direita, pode-se observar parte de uma porta de madeira escura e um extintor de incêndio.
Secretária de Turismo, Clarissa Quiararia, e o professor Fabrício Medeiros durante aula

Com o término da capacitação, todos os participantes receberam certificados de conclusão de curso.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.