Portal do Município de Piracicaba

Secretaria de Turismo abriga exposição Casas que Contam Histórias

Mostra é composta por 23 obras produzidas em papelão pelas mãos da artista Isaura Trindade

Por CCS / Publicado em 03/10/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.
A imagem exibe três modelos de casas em miniatura, dispostas em uma superfície de madeira. A casa mais à esquerda tem um telhado de palha amarelada e paredes de cor creme. Uma janela com ripas de madeira e detalhes em rosa na frente completam o visual rústico. No centro, uma casa com paredes azul-esverdeadas, construídas com ripas verticais, e um telhado marrom com telhas aparentes. A casa possui duas janelas com molduras verdes e um pequeno arbusto amarelo crescendo em sua lateral. A casa mais à direita é branca, com detalhes em azul nas janelas e na porta, que está aberta, revelando um piano em miniatura em seu interior. O telhado é marrom, com telhas e um contorno azul. Há detalhes de tijolos aparentes em uma das paredes e pequenas flores vermelhas e galhos verdes decorando a frente da casa. Todas as casas estão sobre bases verdes que simulam grama, e ao fundo, desfocado, é possível ver um outro modelo de casa, possivelmente uma casa na árvore.
Criação artística foi iniciada durante a pandemia da Covid-19, no isolamento social

A sede da Secretaria Municipal de Turismo, no Engenho Central, abriga a partir deste sábado, 4/10, a exposição Casas que Contam Histórias, com 23 obras produzidas em papelão pelas mãos da artista Isaura Trindade. A vernissage ocorre das 11h às 13h, com participação da contadora de histórias Victoria Arruda. O período de visitação começa no domingo, 5/10, e vai até 2 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, e aos domingos, das 10h às 16h. A entrada é gratuita.

A mulher sorri para a câmera, com o corpo inclinado para a direita, apoiando-se em uma superfície branca. Ela usa uma blusa branca e um xale cinza tricotado sobre os ombros. Ao seu lado esquerdo, há uma miniatura de uma casa branca com telhado laranja e janelas azuis, cercada por palmeiras. Ao fundo, pode-se ver outra miniatura de um edifício, com detalhes em verde e amarelo, e pessoas em segundo plano. A iluminação suave destaca a mulher e as miniaturas, criando uma atmosfera acolhedora.
Artista Isaura Trindade expõe na sede da Secretaria Municipal de Turismo, no Engenho Central

Casas que Contam Histórias foi contemplada pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc 2024 e é composta por peças que resgatam memórias e afetos da artista, uma vez que ela produziu em papelão representações de patrimônios arquitetônicos de Piracicaba, como a Casa do Povoador e o Casarão do Turismo, além de moradas reais, construções inspiradas na literatura infantil e obras de ficção.

A imagem exibe uma miniatura detalhada de uma casa branca com telhado de telhas marrons e detalhes em azul vibrante. A casa possui uma escada que leva à porta principal e várias janelas, também em azul. Palmeiras com folhagem verde escura circundam a casa, adicionando um toque tropical à cena. O fundo sugere um ambiente externo com elementos verdes, possivelmente uma janela ou porta pintada de verde. As plantas na base da miniatura parecem ser feitas de papel ou material similar, com um estilo delicado e curvo. A iluminação suave realça os detalhes da maquete, criando uma atmosfera acolhedora e charmosa.
Trabalho reproduz Casarao do Turismo, um dos pontos turísticos da cidade
A miniatura de uma casa branca com detalhes em madeira escura e telhado de telhas marrons ocupa o centro da imagem. A casa possui duas portas frontais abertas, revelando o interior escuro, e várias janelas com persianas fechadas. A fachada é dividida horizontal e verticalmente por faixas de madeira escura. Um pequeno jardim com grama verde e um vaso com folhagem amarela fica em frente às portas. Uma escadaria de pedra cinza leva a um nível mais alto à direita da casa, onde há um pequeno mastro com uma esfera branca no topo, simulando um poste de luz. O cenário é completado por um muro de pedra cinza na base da estrutura e um fundo desfocado em tons de branco e verde.
Casa do Povoador também integra exposição
A imagem exibe uma exposição de maquetes de casas, cada uma com detalhes que sugerem histórias. No centro, um banner com o título "Casas que contam histórias" e a menção de uma exposição de Isaura Trindade. O banner também apresenta uma foto da artista e textos explicativos sobre a mostra. As maquetes apresentadas são variadas: * Uma casa com telhado de telhas vermelhas, paredes brancas e detalhes em azul, com uma pequena escada na frente e um jardim ao redor. * Uma casa menor, com telhado de pedra e chaminé, em um cenário mais rústico com vegetação. * Uma casa de dois andares, pintada de azul, elevada em palafitas, com uma escada azul que leva à varanda. As maquetes estão dispostas sobre pedestais de papelão, criando um ambiente de galeria. O fundo é uma parede branca, e o chão é de madeira com um padrão quadriculado. A iluminação destaca as obras, convidando o espectador a se aproximar e imaginar as narrativas que cada casa pode conter.
Mostra é composta por 23 obras feitas com papelão

Nesta exposição Isaura compartilha a trajetória de criação artística iniciada durante a pandemia da Covid-19, no isolamento social. “Na ocasião, a partir do movimento ‘Fica em casa’, comecei a refletir sobre as casas como um espaço de segurança e também valorizar diferentes patrimônios de Piracicaba e região. Tudo isso e mais inspirações da literatura e também do meu imaginário me levaram a iniciar o projeto Casas que Contam Histórias, no qual eu passei a usar o papelão, um material do cotidiano, para construir essas casas, propondo um olhar poético sobre o lar como abrigo emocional e social”, contou ela, que é natural de Paraguaçu Paulista e mora em Piracicaba há mais de 25 anos.

Para a titular da Secretaria de Turismo, Clarissa Quiararia, receber a exposição na sede da Pasta é ampliar ao público o leque de atrativos para visitação dentro do Engenho Central. “É mais um espaço para que turistas e piracicabanos possam visitar, contemplar as obras e conhecer a nossa sede. Estamos muito felizes em abrigar esta mostra que faz referência, inclusive, a locais turísticos do município”, comentou.

SERVIÇO – Exposição Casas que Contam Histórias, na sede da Secretaria Municipal de Turismo, no Engenho Central (avenida Dr. Maurice Allain, 454, Vila Rezende). Vernissage: sábado, das 11h às 13h. Visitação: até 2 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, e aos domingos, das 10h às 16h. Entrada gratuita. Mais informações: (19) 3403-2648.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.