Secretaria de Saúde reforça frota com novas ambulâncias para o Samu e veículos para transporte de pacientes
Foram adquiridas três novas Unidades Básicas de Suporte para o Samu, além de quatro vans; investimento é de R$ 3,27 milhões
A Secretaria Municipal de Saúde vai reforçar a estrutura de atendimento à população com a incorporação de três novas viaturas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de três vans com capacidade para 16 lugares e uma van com 12 lugares adaptada com espaço para cadeirante. Os novos veículos fortalecem a rede de urgência, emergência e transporte de pacientes no município. O investimento nas aquisições é de R$ 3,27 milhões, com a maior parte dos recursos de origem municipal.

As 3 novas ambulâncias serão utilizadas pelo Samu conforme a necessidade de atendimento. Montadas como Unidades de Suporte Avançado (USA) para atendimento de ocorrências graves com risco iminente de morte, com equipe médica completa, formada por condutor socorrista, enfermeiro e médico, além de equipamentos e medicamentos essenciais, os veículos também podem ser usados como USB (Unidade de Suporte Básico), completando os recursos diários necessários ao atendimento à população. O reforço na frota também garante veículos disponíveis em situações de manutenção preventiva e corretiva.


“Estamos investindo para salvar vidas e cuidar melhor das pessoas. A chegada dessas novas ambulâncias e das vans amplia a capacidade de resposta do nosso Samu e fortalece toda a rede de urgência e emergência. É um passo importante para garantir atendimento mais rápido, mais seguro e com estrutura adequada para quem mais precisa”, destacou o prefeito Helinho Zanatta.
Atualmente já há duas equipes de intervenção avançada no período diurno e a vinda de novas viaturas vai garantir o funcionamento do sistema com capacidade total. “O Samu deve ser acionado pela central 192 para avaliação do melhor recurso e apoio para identificação de uma emergência ou urgência”, destaca Juliana Baldan de Barros, enfermeira do Samu e responsável pelo NEU (Núcleo de Educação em Urgências)
Além dessas entregas, os novos veículos complementam outros investimentos realizados ao longo deste ano para a renovação e ampliação da frota da Secretaria Municipal de Saúde. No total, a Pasta recebeu 2 ambulâncias, 4 vans e 1 furgão, elevando a frota para 106 veículos, utilizados no transporte de pacientes, medicamentos e equipamentos.
As ambulâncias foram destinadas ao Samu e ao Serviço Integrado de Transportes da Secretaria de Saúde, responsável pelo transporte de pacientes acamados para consultas e procedimentos dentro e fora do município. As vans, incluindo uma com capacidade para 20 passageiros, também são utilizadas para o transporte de pacientes em deslocamentos municipais e intermunicipais.
Este ano a frota da Saúde também recebeu uma van adaptada para pessoas com mobilidade reduzida, com capacidade para três cadeirantes e quatro acompanhantes, garantindo mais acessibilidade e conforto aos usuários do serviço. O furgão é utilizado para a entrega de medicamentos e equipamentos, fortalecendo a logística da Secretaria de Saúde. Todos esses veículos são operados pelo Serviço Integrado de Transporte da Pasta.
“O reforço da frota representa um avanço significativo na qualidade do atendimento prestado à população. Com as viaturas novas, o Samu consegue realizar um atendimento com toda sua capacidade de funcionamento. Além disso, os novos veículos qualificam o transporte de pacientes, ampliam a acessibilidade e fortalecem a organização e a humanização do cuidado em saúde”, afirmou o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, dr. Sergio Pacheco.
