A Secretaria de Saúde recebeu nesta manhã, 23/06, um grupo de seis médicos cubanos que vão trabalhar na rede municipal de saúde, dentro do Programa Mais Médicos (PMM), do Ministério da Saúde (MS). Eles estavam em treinamento em Brasília desde o dia 3 de junho, com professores de medicina contratados pelo MS, para se inteirarem do funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e da dinâmica da Atenção Básica e das Unidades de Saúde da Família (USF), onde vão desenvolver suas atividades. Ficou definido pelo MS que Piracicaba receberá outros cinco intercambistas até o final de junho.

Dirce Valério (coordenadora da Saúde Bucal), Anay Ferrer (coordenadora médica da Atenção Básica), Jakeline, Jorge Luis, Yaimara, Odelsa, Yanelis, Maikel, Eglys Reyes Alvarez (já trabalha no USF IAA1) e Luis Fernando Barbosa (coordenador médico da Atenção Básica)

Os médicos cubanos vão atuar nas seguintes USFs: Yaimara Samon Cardoza, Chapadão II – Sol Nascente, Odelsa Maria Chamizo Mendoza, Jardim das Flores, Yanelis Moreno Vazquez, Eldorado II, Maikel Ramon Rodriguez Olivera, Jardim Oriente, Jorge Luis Morales Gomez, Saúde em Campo e Jakeline Artiles Yanes, Anhumas.

Entusiasmados com o momento, os cubanos foram recebidos em uma café da manhã pela equipe de coordenação da Atenção Básica. “Acreditamos que a chegada desses cooperados vai fortalecer o nosso atendimento na Atenção Básica. Tivemos um período mais tenso na rede devido ao fim do contrato de alguns intercambistas, que tiveram que voltar para Cuba. Com isso, algumas USFs ficaram sem médicos exclusivos. Mas a população compreendeu o nosso esforço e nos apoiou, na certeza de que em breve a situação voltaria à normalidade, como deve ocorrer daqui para a frente”, explicou dra. Anay Ferrer, coordenadora médica da Atenção Básica.

Dr. Luis Fernando Barbosa, que compõe com dra. Anay a coordenação da Atenção Básica, disse que a chegada dos cubanos é uma conquista do município. “E isso se deve ao esforço do secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, que esteve em Brasília para tratar, dentre outras questões, do envio de médico para Piracicaba pelo Programa Mais Médicos. Na sequência, tanto ele como o prefeito Barjas Negri receberam em Piracicaba o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde (SGTES), Rogério Luiz Zeraik Abdalla, que nos garantiu a reposição dos cubanos”.

Dr. Pedro Mello disse que “Abdalla cumpriu com sua palavra ao nos enviar médicos cubanos antes do encerramento do contrato de mais um grupo, que voltará para Cuba até o final deste mês, o que nos colocaria em situação bem delicada. Isso nos deixa mais seguro sobre o olhar do Ministério da Saúde para Piracicaba e com perspectiva positiva sobre outras questões que precisam ser resolvidas em Brasília, como o caso do aumento de teto para a cidade, ampliando assim os recursos financeiros do município para a Saúde”.

O secretário de Saúde enfatizou também o empenho do vereador do PMDB, Gilmar Rotta para aproximar o governo municipal do secretário do SGTES, ligado ao seu partido. “Foi ele que conseguiu trazer Abdalla para conhecer a realidade do município e conversar pessoalmente com o prefeito Barjas Negri. O que ampliou muito a possibilidade de recebermos os médicos cubanos. Por isso, é fundamental esse registro, destacando seu brilhante trabalho”, concluiu.