Secretaria de Saúde lançou nesta tarde, 18/11, o Consultório na Rua
O prefeito Gabriel Ferrato, o Secretário da Saúde, Pedro Mello, a Rede da Atenção Básica e de Atenção Psicossocial apresentaram hoje, 18/11, às 14h30, na rampa de entrada do Centro Cívico, o veículo e equipe que atuarão no Consultório na Rua.
O equipamento, inteiramente adesivado e de fácil reconhecimento, vai percorrer a cidade, a partir de segunda-feira, 21, para atender a população em situação de rua. As saídas serão de segunda a sexta-feira, em horários adequados à demanda.
As consultas serão oferecidas in loco por uma equipe multiprofissional, com ações compartilhadas e integradas a Programas do Município, principalmente a Rede de Atenção Básica, Rede de Atenção Psicossocial (RAPs), ao Centro de Doenças Infectocontagiosas (Cedic), Rede de Urgência (UPAs) e Serviços de alta e média complexidade.
O veículo estará nas áreas da cidade apontadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) como sendo as de maior aglomeração de pessoas em situação ou usuários de rua (moradores, consumidores de substâncias psicoativas, profissionais do sexo etc).
Para a coordenadora da RAPs, Vandrea Novello, “trata-se de um equipamento que vai acessar toda a rede de saúde e dará uma tendimento adequado a essa população”.
As atividades desenvolvidas poderão compreender orientações em higiene, uso abusivo de substâncias psicoativas, práticas de redução de danos, ações preventivas, atendimentos imediatos de saúde (consultas, curativos, exames clínicos e outros), discussão sobre suas vulnerabilidades, direitos e potencialidades, práticas de lazer e esporte etc.![]()
"Com o Consultório na Rua cumpro mais um compromisso com a dignidade humana. Além disso, é importante que a sociedade entenda que se ampararmos e dermos suporte a essas pessoas que escolheram a rua para viver, os resultados para eles e para a própria sociedade serão melhores, pois se sentirão incluídos em seus direitos como seres humanos e cidadãos e, como consequência, poderão ter uma relação com a cidade e com as pessoas muito mais harmoniosa e, até mesmo, adquirirem a possibilidade de escolher um outro caminho", diz o prefeito Gabriel Ferrato.
Pedro Mello destaca a importância do Equipamento para atender essa população que, pela sua fragilidade nas relações sociais, não faz uso do sistema público de saúde, “mas que precisa ser contemplada, respeitando-se a perspectiva de universalidade do SUS”. Diz ainda que “essa população precisa de um serviço pró-ativo como o Consultório na Rua, que está sendo oferecido agora pela nossa rede”.
Para a elaboração do projeto, foi realizado um levantamento pela Semdes sobre a realidade do público-alvo. O mapeamento identificou dezenas de pessoas em condições de rua e usuários de rua, compondo um quadro social com as seguintes características:
- Quase a metade é de Piracicaba, cerca de 20% é do interior do estado de São Paulo, pouco mais de 10% vêm do Paraná e mais 10% da capital. Os demais vêm de Minas, Alagoas, Goiás, Paraíba, Bahia e Pernambuco, entre outros.
- A maioria faz uso abusivo de substâncias psicoativas e já integrou algum Projeto do Município, como Centro POP, Casa de Passagem, Núcleo de Apoio Social "Novos Caminhos" (NAS) e Albergue.
- Uma parte ainda guarda algum vínculo familiar e a outra parte rompeu suas relações.
"O Consultório na Rua é um importante serviço para a redução de danos das pessoas em situação de rua e/ou drogadição (doenças e gravidez indesejada). A implantação deste serviço demonstra o compromisso do prefeito Gabriel Ferrato em atender a uma das propostas elaboradas no Plano de Atenção ao Usuário de Álcool e outras Drogas, construído pelo Conselho Municipal sobre Álcool e outras Drogas (Comad), em parceria com o Núcleo de Estudos e Políticas Públicas (NEPP) da Unicamp, Governo Municipal e toda a sociedade de Piracicaba", explicou a secretária da Semdes, Eliete Nunes
Com a implantação do Consultório na Rua, Piracicaba está buscando o enfrentamento dessa problemática, impulsionando e garantindo o acesso integral a saúde e a busca da autonomia da população em situação de rua.
