A Secretaria Municipal de Saúde começou a implantar um novo modelo de atendimento nos Prontos-Socorros da cidade. Agora valerá a gravidade do paciente e não a ordem de chegada à unidade. O Pronto-Socorro do Piracicamirim será o primeiro a adotar as mudanças. Os PSs da Vila Rezende, Vila Sônia e Vila Cristina também implantarão o novo modelo. A classificação da gravidade para o atendimento segue parâmetros do protocolo do Ministério da Saúde que são definidos por cores. Segundo informou a enfermeira responsável pelo projeto Sandra Vidal, a cor vermelha é a de maior gravidade como enfarto e politraumatismos, na amarela se enquadram os pacientes com cólica renal, na verde serão atendidos assim que possível e a azul a qualquer tempo. No azul estão os pacientes que foram buscar atestados médicos, troca de curativos e avaliação de resultados de exames. Idosos com idade avançada, crianças com até um ano de idade, pacientes escoltados e da saúde mental que apresentam hiperatividade também são classificados como prioritários. O Projeto Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco atende ao protocolo do Ministério da Saúde com base na cartilha de humanização do Sistema Municipal da Saúde (SUS). A primeira fase foi implantada no mês de maio. O novo modelo prioriza atendimentos de urgência e emergência e o paciente passa por avaliação de sintomas, aferição de pressão arterial, temperatura entre outros procedimentos. O projeto é desenvolvido por etapas. A próxima será a informatização do sistema permitindo que se agilize as informações.