Secretaria de Saúde firma convênio com Faculdade de Odontologia – Unicamp
A Prefeitura do Município de Piracicaba, através de sua Secretaria Municipal de Saúde, firmou acordo com a Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, para financiar 02 turmas do Curso de Pós Graduação em Saúde Coletiva – Mestrado Profissional da FOP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba). O investimento foi de R$152.000,00.
Os alunos farão suas atividades práticas nas Unidades de Saúde da Família (USF), pertencentes à Secretaria de Saúde. Serão 02 dentistas para cada unidade, somando 12 participantes, além de 06 auxiliares de saúde bucal, sendo um para cada unidade. As USFs são: 1º de maio, Boa Esperança I, Chapadão I e Chapadão II, São Francisco e Santa Rosa I.
O programa tem como objetivos principais: ampliar os conceitos de saúde da família adquiridos nas aulas teóricas; reorientar a formação, para oferecer a sociedade profissionais habilitados; estabelecer mecanismos de cooperação entre os gestores do SUS e as escolas, e prestação de serviços à população, visando melhoria da qualidade e resolubilidade da atenção prestada ao cidadão.
Além disso, busca incorporar a abordagem do processo saúde-doença e da promoção de saúde, e ampliar a duração da prática educacional na rede pública de serviços básicos de saúde.
Para o secretário de Saúde, Fernando Cárdenas, essa parceria trará benefícios, como, por exemplo, a ampliação do acesso da população ao serviço. “Promoveremos, também, ações preventivas e melhoria das condições de saúde bucal da população, treinando membros da equipe. E o mais importante: vamos formar profissionais com conhecimento das práticas do SUS”, completou Cárdenas.
Unidades de Saúde da Família (USF)
USF 1º de Maio – Rua Augusto Gomes da Silva, 40
USF Boa Esperança I – Rua Euclides Figueiredo, 956
USF Chapadão I – Rua das Gralhas, 120
USF Chapadão II – Rua Embuguaçu, 71
USF São Francisco – Rua Uchoa s/nº
USF Santa Rosa I – Rua Milton Teixeira de Sá, 220
