Secretaria de Saúde faz orientações sobre o coronavirus

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Vigilância em Saúde (CEVISA), tem acompanhando a questão do coronavirus. Na cidade, não houve até o momento nenhum registro de pacientes com sinais e sintomas da doença.
Para orientar a população, a secretaria está divulgando quais devem ser os procedimentos das pessoas que viajaram para a China nos últimos 15 dias ou tiveram contato com alguém que viajou para a China nos últimos 15 dias, mesmo que não tenham sintomas da doença.
CORONAVÍRUS
O coronavírus ataca o sistema respiratório e provoca sintomas de resfriado ou até outras manifestações mais graves, como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que pode levar o paciente ao óbito.
O risco de contágio existe para pessoas que viajaram para a China ou tiveram contato com alguém que viajou para a China nos últimos 15 dias, país de orígem do vírus e onde se concentra o maior número de casos da doença até o momento.
O coronavírus pode permanecer no corpo sem manifestar sintomas. Isso dificultaria o controle da doença, uma vez que esse agente infeccioso poderia ser transmitido por pessoas aparentemente saudáveis.
SINTOMAS
Os sintomas mais comuns são: febre, tosse e falta de ar, dores musculares e de cabeça, bem como confusão mental, irritação na garganta e desconforto no peito.
PREVENÇÃO
A primeira medida de prevenção é evitar viajar para a China, onde se encontra o maior número de infectados, bem como para cidades que possam vir a ter surtos da doença.
ORIENTAÇÕES DA OMS
Evite aglomerações e contato próximo com outras pessoas
Cubra o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar (e descarte o material em local adequado)
Lave as mãos a cada duas horas com água e sabão durante pelo menos 20 segundos. Usar um antisséptico de mãos à base de álcool, se não houver água e sabão disponível.
Procure não tocar olhos, nariz e boca
Não compartilhe copos, toalhas e objetos de uso pessoal
SUSPEITA DA DOENÇA
Caso você tenha viajado para a China ou teve contato com alguém que viajou para a China, procure a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima para medidas preventivas de saúde.
Confirmado o ítem acima, evite ambientes aglomerados e procure permanecer em casa por até 15 dias, prazo para que a suspeita de ter o vírus incubado desapareça, bem como seu potencial de transmissão às outras pessoas.
