Pelo nono ano consecutivo, a Secretaria de Saúde (SEMS) e a Associação Ilumina desenvolvem ações pontuais de combate ao câncer em Piracicaba. Duas carretas do Hospital do Câncer de Barretos estarão posicionadas, hoje, quinta-feira (27), e sexta-feria (28), das 8h às 17 horas, ao lado do CRAB Cecap, para realização da mamografia de rastreamento do câncer. A parceria faz parte da Campanha Outubro Rosa.
Neste ano, diferente dos anteriores, as mamografias não serão por demanda espontânea, mas sim, pré-agendadas, e por macrorregiões, seguindo a lista de espera da Central de Relacionamento com o Usuário SUS (Centrus). No caso, somente para mulheres que moram na macrorregião do Cecap, composta pelos bairros Cecap, Terra Rica, Chapadão e Perdizes, cuja população aproximada é de 70 mil pessoas. Nos dois dias serão realizadas 174 mamografias.
Paralelamente, um furgão da Uniodonto, que integra a parceria, também estará no local realizando pesquisas de câncer bucal em tabagistas de ambos os sexos. E a unidade de saúde CRAB, do Cecap, estará coletando material para exames de colo de útero (papanicolaou), bem como fazendo exames de glicemia e aferição de pressão, o que já é feito rotineiramente ao longo do ano.
A presença das carretas tem a finalidade de chamar a atenção do público e ampliar a conscientização sobre um problema grave para a saúde pública como o câncer, mas que pode ser curado quando diagnosticado precocemente. Vale destacar que todas as unidades de saúde da cidade (UBS, USF e CRABs), durante este mês, estão realizando exame preventivo de papanicolaou.
De acordo com o secretário de Saúde, Pedro Mello, este ano o formato da campanha está diferente. Os exames de mamografia não são por demanda espontânea, para que sejam atendidas as mulheres que já estão na lista de espera da Centrus. Ele disse também que a escolha da região foi aleatória. “O nosso objetivo com essa mudança de metodologia é desenvolvermos um trabalho mais robusto com o Ilumina, mapeando a cidade inteira, mas por região, a partir de um rastreamento ativo das mulheres de 50 a 69 anos elegíveis para o exame. Neste mês será na região do Cecap e nos meses subsequentes vamos alternando até cobrir toda a cidade”, explicou.
Adriana Brasil, presidente da Associação Ilumina, disse que o rastreamento das mulheres será em parceria com os líderes locais e as Unidades de Saúde da Família (USFs). “É muito importante o diálogo com as pessoas que conhecem a fundo a população de cada região da cidade, porque isso nos dá mais amplitude na seleção. Além de contarmos com o apoio das USFs, cujos médicos e agentes de saúde já acompanham as famílias e as mulheres de cada comunidade em que atuam e têm conhecimento das condições de saúde de cada uma delas. Assim o rastreamento ganha em objetividade e eficiência”, afirmou.
“Precisamos chamar a atenção das mulheres para o câncer de mama e de colo de útero, porque se trata de uma doença que avança silenciosamente. Muitas vezes, por conta dos afazeres do dia a dia, elas deixam para depois o que precisa ser feito agora. Nunca-se pode esquecer que o câncer, sempre que descoberto precocemente, tem muito mais chance de cura e causa menos transtorno na vida da mulher e da família”, disse Selma Ferrato presidente do Fundo Social de Solidariedade.
Lucilene do Carmo Martins Pereira, assessora técnica da Atenção Básica, reforça a importância da realização da mamografia e do auto-exame da mama, quando nós mulheres podemos auxiliar no diagnóstico precoce. “É importante também a coleta do papanicolaou na faixa etária de 25 a 64 anos, lembrando que para a realização desses exames não requer solicitação médica, pois são exames preventivos”, explica. A coleta pode ser realizada pelos enfermeiros das unidades de saúde.