A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Programas de Alimentação e Nutrição (CPAN), inicia em agosto a distribuição de vitamina A para crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos.

A ação integra o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (Vitamina A mais), promovido pelo Ministério da Saúde, que neste ano foi ampliado a todos os municípios dentro do Brasil Carinhoso.

Aproximadamente 60 profissionais da da Rede de Atenção Básica do município irão receber, nesta sexta-feira (28), uma capacitação sobre o programa e a distribuição das cápsulas de vitamina.

De acordo com a nutricionista Márcia Juliana Cardoso, coordenadora da CPAN, o treinamento tem o objetivo de capacitar as profissionais que serão responsáveis pela administração da vitamina em cada unidade.”Vamos mostrar como deverá ser feita a administração da vitamina e orientar sobre todos os procedimentos que deverão ser adotados”, disse.

A meta é dividida em dois públicos. Sessenta por cento das crianças com idade entre seis e 11 meses devem receber o suplemento. Já entre as crianças com idade entre 12 e 59 meses a meta é de 50% para a primeira dose e 30% para a segunda dose.

O objetivo do programa é prevenir a ocorrência de deficiência de vitamina A, reduzindo o risco de morbidade e mortalidade infantil. A suplementação com megadoses de vitamina A reduz o risco de morte em crianças em 24%, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).

“Se não tratada a tempo, a falta dessa vitamina, evolui da forma subclínica para a clínica, podendo gerar dificuldades em se enxergar nos lugares com luz fraca ou causar alterações oculares, levando até mesmo, à cegueira total e irreversível”, alerta Márcia.