A secretária de Governo, Tássia Espego, reuniu-se na noite de quarta-feira, 6/12, com os novos integrantes do Conselho do Orçamento Participativo (Comop) – gestão 2024. O objetivo foi conhecer cada um deles, ouvindo suas sugestões e mostrar como será a condução dos trabalhos, que será pautada sempre de forma conjunta, desde as reuniões ordinárias e extraordinárias até as plenárias representativas em cada região.
Tássia assumiu o compromisso de verificar e cobrar diretamente das secretarias municipais uma resposta das demandas prioritárias eleitas nas edições anteriores do Orçamento Participativo. “Esse primeiro contato permitiu maior proximidade com aqueles que são os representantes legítimos de suas regiões. E nenhuma decisão será tomada de forma isolada e as ações serão direcionadas para impulsionar o desenvolvimento sustentável de cada região”, falou.
Com formação paritária, os integrantes do Comop têm mandato de um ano e entre suas funções estão apresentar, fiscalizar e acompanhar demandas e prioridades na área de sua abrangência. Os conselheiros se reunirão uma vez por mês para deliberar sobre as demandas votadas e apresentadas pelas regiões no Congresso do Orçamento Participativo. Cada uma das regiões representadas tem um conselheiro titular e um suplente, com exceção da região rural, que terá dois conselheiros titulares e dois suplentes, devido a sua grande extensão territorial.
PRESENÇAS – Entre os conselheiros presentes na reunião estavam Carlos Fernando Vieira da Costa, José Luiz Teodoro, Joares de Oliveira, Luis Vicente Alves da Silva, Cíntia Silva Alves, Vinício Eduardo Gonçalves, Sandra Perina, Márcia Aparecida Furlanetto, Daniel Cristofoletti, Daiane Aparecida Alves e Jaqueline Grigolon. Quanto à equipe da secretaria de Governo, também participaram Alvaro Saviani e Rafaela Faijon, que auxiliarão nos trabalhos do Orçamento Participativo em 2024.