Secretaria de Finanças com o microfone, concede entrevista
Telma Trimer de Oliveira Pereira participou do iPass: The Farewell Tour, da Software AG, ontem, 25/10, em São Paulo

A secretária municipal de Finanças, Telma Trimer de Oliveira Pereira, participou do evento sobre tecnologia iPass: The Farewell Tour, da Software AG, que aconteceu ontem, 25/10, em São Paulo. A secretária foi convidada para falar sobre o exemplo de sucesso do uso da tecnologia pela Prefeitura para integração de dados de sistemas diversos da Prefeitura, autarquias e Câmara Municipal.

De acordo com a secretária, a implantação do portal de integrações (Api Management), que recebe apoio do Centro de Informática da Prefeitura, possibilita que o sistema contábil e financeiro do município receba informações dos demais sistemas de forma automática, sem intervenção humana, o que reduz em até 80% o trabalho manual, minimizando erros e retificações, o que aprimora o trabalho da Secretaria Municipal de Finanças na hora de realizar os balanços contábeis, financeiros e orçamentários do município.

Em São Paulo, Telma explicou que a implantação é realizada para que a Prefeitura se adeque às regulamentações federais e falou sobre as vantagens já notadas.
“Entre os ganhos para a Administração e para a população estão agilidade, redução de erros operacionais e melhoria da rotina de trabalho dos servidores que trabalham no setor contábil e financeiro com redução de 80% de tarefas manuais. As integrações são realizadas de forma totalmente automática e em ambiente seguro, mantendo a qualidade das informações contábeis”, explica a secretária.
Telma ainda falou sobre a necessidade de investir em tecnologia, sem deixar de lado o investimento em pessoas. “É imprescindível investir em tecnologia e também nas pessoas, ambos se complementam e não se substituem. Esses investimentos precisam ser contínuos para que o custo não seja tão impactante, o que é muito comum na esfera pública. Há muito a se fazer ainda. A partir desse projeto vamos melhorar a qualidade dos nossos dados fiscais – hoje estamos em 3º lugar do estado de SP no ranking Siconfi e pretendemos avançar, também estamos trabalhando para melhorar nossa transparência na gestão do gasto público, além de continuar evoluindo nas integrações com sistemas da esfera federal, estadual e privada”, concluiu.