Mais vagas

A comunidade desta região já conta com a Escola Municipal Padre Pedro Baron, inaugurada em maio, que oferece mais 400 vagas para o Ensino Fundamental. O crescimento da rede de ensino do município continua e cada vez mais crianças ganham acesso a uma educação de qualidade em Piracicaba. O próximo bairro a ser contemplado pela Prefeitura é a Vila Rezende, que receberá uma Escola Municipal de Educação Infantil totalmente planejada e preparada para atender 233 crianças de 0 a 5 anos. A inauguração será no dia 19 de setembro quando a nova unidade também ganhará identidade, sendo denominada Escola Municipal Professora Diva Araújo de Lemos. De acordo com a Secretária de Educação, professora Nély Guidolin Lima, o ato de denominação de uma unidade escolar valoriza a escola e a educação municipal. “Os pais podem ficar tranquilos, pois terão um local de referência em qualidade estrutural e pedagógica para confiar a educação dos seus filhos”. O prédio tem 2.950m2 de área total, 1.510 m2 de área construída e está dividido em três blocos: Administração, Maternal e Berçário.

Diva Araújo de Lemos

Diva Araújo de Lemos nasceu em 29 de fevereiro de 1912 e faleceu em 10 de outubro de 1990. Ainda pequena, mudou-se com seus irmãos Alceu e Mário Araújo Júnior para Botucatu, sendo criada pelos avós maternos Virgílio Maynardes e Olímpia Nogueira Maynardes. Teve três filhos, nove netos e tataranetos.

Foram anos maravilhosos em que Diva Maynardes (assim era conhecida por seus colegas e parentes) recebeu excelente educação, tendo direcionado sua veia artística para a execução pianística, cujos recitais eram requisitados em São Paulo, Campinas, Bauru, Avaré, Itapetininga, Tatuí e Santos, onde várias vezes se apresentou no memorável "Clube XV". Aperfeiçoou-se de maneira esmerada na área musical, tornando-se grande organista e cantante-soprano de excelente voz.

Dedicou-se, ainda, ao banjo, instrumento que preferiu abandonar em razão do piano que lhe exigia muitas horas de estudo. Sua tendência docente chegou também às aulas de piano, vindo, conjuntamente, completar-se no magistério como Professora Normalista pelo Instituto de Educação de Botucatu.

Seu magistério foi precoce. Em 1931, o Diário Oficial de São Paulo a indicava como "Professora Substituta" e, em seguida, a dispunha para qualquer escolha estadual; prontamente escolheu, sem pestanejar, retornar à sua terra natal, Piracicaba. Parte da década de 30 e depois na de 40, foi integrante do Colégio "O Piracicabano", assumindo funções que a tornaram conhecida pela condução do ensino, principalmente no que dizia respeito às tarefas de um magistério em constante ebulição. Nesta renomada escola, formou sua filha Dirce, hoje aposentada do Ensino Público. Seu legado voltado às lides da chamada "Escola Normal" fez ainda um de seus outros dois filhos também professor.

Era a época do Instituto de Educação "Sud Mennucci", período longo onde dirigiu a Escola Primária por mais de duas décadas. Querida e por vezes temida como diretora, ela levou seus conhecimentos com assiduidade e esmero. Enfrentou todos os desafios que se apresentaram por ocasião das transformações criadas pelas mudanças no ensino. Muito querida pelos colegas, jamais deixou de acompanhá-los ou ajudá-los quando necessário, pautando sua Direção em prol das melhorias e qualificações requeridas. Diva Araújo de Lemos nunca abandonou os estudos. Professora e já consagrada Diretora prestes a se aposentar, dedicou-se ainda à Administração Escolar, cujo feito completou com nota máxima durante todo o período em que se aprimorou. Seus alunos e ex-alunos sempre a admiraram. Era comum recebê-los após os anos letivos, quando então a presenteavam e a elogiavam incessantemente. Mesmo adoecida, a professora Diva lecionou piano, apresentou-se como organista e, em algumas vezes, como regente do Coro. Data: 19/09/2012 (quarta-feira) Horário: 16h30 Local: Rua Maria Stênico, s/nº.