Secretaria de Educação realiza premiação da 2ª Feira Eureka!
Todas as escolas premiadas ganharam um passeio na sede do Google e um passeio no Horto Florestal de Tupi
A Secretaria Municipal de Educação realizou na noite de ontem, 23/10, a cerimônia de entrega de certificados e premiação dos projetos participantes da Eureka! – 2ª Feira de Matemática, Ciências e Tecnologia da Rede Municipal de Educação de Piracicaba. O evento aconteceu no anfiteatro da Pasta.

Os projetos inscritos na feira foram divididos em duas categorias: Manduri (para crianças do Jardim I ao 2º ano) e Bugia (para alunos do 3º ao 5º ano e da EJA).
O projeto vencedor na categoria Manduri foi A Incrível Vida da Formiga e da Capivara, desenvolvido pela EM Laura Kiehl Lucci, sob orientação das professoras Viviane Aparecida Lopes Diniz e Wilza Cibele Romani Camolesi.

Em segundo e terceiro lugar ficaram os projetos Abelhas Nativas: o tesouro da nossa escola (EM Prof.ª Érica Fernanda Gobbo Carlos) e Pequenos Programadores: robótica com música (EM Prof. Luis Claudio Alves) – o último também recebeu o prêmio Destaque em Tecnologia na categoria. Já o Destaque em Matemática e em Educação Ambiental ficou com o projeto Detetives da Fauna Piracicabana, da EM Rachel de Queiroz.
Na categoria Bugia, a campeã foi a EM Prof. Luis Claudio Alves, com o projeto Costurando o Amanhã: retalhos, sustentabilidade e tecnologia. Os alunos foram orientados pela professora Adriana Barbosa de Oliveira.

Na segunda colocação ficou o projeto Escola do Futuro – a tecnologia que transforma vidas, da EM Maria Benedicta Pereira Penezzi. Em terceiro, o projeto A Matemática Conectada: a combinação da cultura maker e tecnologia desplugada e a semântica dos sentidos, da EM Prof. Fábio de Souza Maria.
Ainda na categoria Bugia, foi Destaque em Tecnologia o projeto Estação do Saber: monitorando o clima com Arduino e valorizando a sociobiodiversidade, da EM João Oriani. O projeto Destaque em Matemática ficou para a EM Antonia Jesuína Camillo Pipa, com o projeto Desafio Matemágico: explorando a matemática com a Obmep. Por fim, o Destaque em Educação Ambiental da categoria Bugia foi o projeto Raízes Inteligentes: tecnologia que brota da terra, da EM Prof. Irineu Umberto Packer.
“A Eureka é uma celebração do aprendizado e da criatividade dos nossos estudantes. Ver o empenho de cada escola, o envolvimento dos professores e o entusiasmo dos alunos nos enche de orgulho. Esses projetos mostram que a educação em Piracicaba está conectada com a inovação, a sustentabilidade e o pensamento científico. Queremos que cada aluno perceba que o conhecimento pode transformar o mundo ao seu redor — e a Feira é uma grande oportunidade para isso”, destacou a secretária de Educação, Juliana Vicentin.

A premiação para todas as escolas (primeiro, segundo e terceiro lugar e destaques) será um passeio na sede do Google e um passeio no Horto Florestal de Tupi, além de livros e troféus. O vencedor na categoria Bugia também vai ganhar um passeio-aula no Supermercado Pague Menos, onde os alunos participarão de atividades educativas sobre educação financeira. Como parte da premiação, cada criança envolvida no projeto receberá um vale-compras no valor de R$ 50 para utilizar no supermercado.

A avaliação das propostas foi conduzida por uma comissão julgadora composta por especialistas pedagógicos e parceiros, incluindo a empresa Colaborativa e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro. As 12 melhores propostas de cada categoria foram expostas durante a Feira Eureka e todos os projetos que atenderam aos critérios de avaliação também serão publicados em uma revista eletrônica da feira, contribuindo para a disseminação de boas práticas pedagógicas.
