Secretária de Educação falou sobre projetos e investimentos em programa na Educativa FM
Angela Jorge Corrêa foi a convidada de hoje, 04/04, do Educativa Palavras no Ar
A secretária de Educação, Angela Jorge Corrêa, esteve na manhã desta segunda-feira, 04/04 no programa Educativa Palavras no Ar, apresentado por Daniel Rogero e Elen Lima na Rádio Educativa FM (105,9 Khz). Na pauta, os projetos em desenvolvimento pela secretaria e os investimentos na área.
Na oportunidade, a secretária destacou diversos trabalhos, entre eles o kit educativo Todos contra o Aedes, que as 131 escolas da rede municipal e 68 unidades estaduais em Piracicaba receberam das secretarias municipais de Educação e Saúde e que foi desenvolvido pela multinacional Mérieux NutriSciences, em parceria com a Universidade Estadual Paulista de Rio Claro (Unesp).
Fotos: Fernanda Schmidt

O kit mostra as quatro fases do desenvolvimento do Aedes aegypti, desde a colocação dos ovos até se tornarem adultos. A secretária ressaltou que o importante desse kit é que a criança pode enxergar o mosquito no seu tamanho natural, uma vez que está acostumada a ver a representação dele em um tamanho maior do que realmente é.
“Além do kit, foi feito um guia de orientação pela Mérieux e Centro de Controle de Zoonoses, que vai auxiliar os professores, inclusive, como sugestões de trabalhos a serem desenvolvidos dentro das próprias disciplinas, como projetos pedagógicos por meio de teatro, brincadeiras, músicas e até passeatas junto à comunidade, levando as crianças a se preocuparem de fato com a prevenção da doença. É um reforço da maior qualidade que ganhamos e que vai ajudar muito na formação e educação das nossas crianças”, destacou a secretária.
Outro tema abordado foi o Projeto ABC do Dó Ré Mi, desenvolvido pela Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) e realizado pela Prefeitura de Piracicaba e Secretaria Municipal de Educação (SME), com apoio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac). O projeto conta com 16 apresentações até novembro, contemplando 5.200 estudantes a partir dos 5 anos da rede municipal de ensino. Na apresentação, um ator faz a interlocução entre a música, a orquestra e o público. “Vestido de palhaço, ele apresenta para as crianças os grupos de instrumentos, de onde vêm, de que materiais são feitos, fazendo com que elas aprendam de uma forma muito interessante, aperfeiçoando assim o conhecimento que elas já têm. Eu mesma tive o prazer de assistir aos dois primeiros concertos e confesso que foi maravilhoso”, ressaltou Angela.

Por fim, a secretária falou sobre os investimentos da Administração para a educação. “De 2013 até março deste ano, foram geradas 3.500 novas vagas para a educação infantil, a maior parte delas em período integral. Foram investidos cerca de R$ 35 milhões entre reformas e construções na educação infantil e no ensino fundamental. É importante registrar que a gestão do prefeito Gabriel Ferrato não só investiu em prédios e reformas para a educação, mas também em contratação de pessoas. Novos cargos foram criados para melhorar o ensino das crianças, ajustes salariais de diretores também foram feitos, pois educação é investimento e a nossa busca é pela qualidade”, finalizou a secretária.
