A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inicia a formação e certificação, por meio da plataforma Google for Education, de 1.250 professores, funcionários administrativos e estudantes da Rede Municipal de Educação. Entre os dias 27/02 e 1º/03 os servidores e alunos participarão das sessões de lançamento oficial do Projeto de Transformação Digital. Serão oito sessões em três dias, realizadas na Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep), localizada na avenida Monsenhor Martinho Salgot, 560.
A capacitação será feita pela empresa Colaborativa Assessoria e Consultoria em Educação LTDA, empresa parceira do Google, e vencedora da licitação realizada pela Prefeitura de Piracicaba. O contrato entre a Prefeitura e a parceira Google, com investimento de R$ 3,5 milhões e validade de 12 meses, tem como objetivo principal o de possibilitar aos professores e alunos os conhecimentos da plataforma como ferramenta para facilitar o uso dos recursos dentro e fora das salas de aula, a qualquer hora e a partir de um dispositivo conectado à internet.
“Nosso compromisso é oferecer uma educação que permita acesso ao que há de novo e moderno, essa capacitação auxiliará os professores no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, de uma forma interativa, com ferramentas em sala de aula para apoio da rotina pedagógica”, disse o prefeito Luciano Almeida sobre a parceria.
A parceria entre a SME e o Google For Education foi oficializada em novembro de 2022, com a assinatura do contrato no escritório do Google Brasil. Na ocasião, o prefeito Luciano Almeida e o secretário municipal de Educação Bruno Roza, assinaram o contrato com junto de representantes da Colaborativa e do Google for Education no Brasil.
O prefeito Luciano Almeida durante a assinatura do contrato com o Google através da empresa Colaborativa.
O PROJETO – Ao todo, alunos, professores e funcionários da equipe técnica da Rede serão contemplados pelas formações do Projeto de Transformação Digital. O programa de formação de professores contemplará 922 profissionais que atuam no Ensino Fundamental da Educação Municipal e será dividido entre encontros síncronos e assíncronos distribuídos durante o ano letivo. Nesses encontros e atividades, os educadores conhecerão boas práticas para otimizar suas ações e soluções tecnológicas apoiadas em metodologias que contribuirão para o engajamento dos alunos.
Além da trilha para educadores, a iniciativa oferecerá também uma trilha específica para os estudantes por meio do Programa Aluno Tutor, que irá capacitar 50 alunos. O programa visa tornar os estudantes como multiplicadores do uso das tecnologias, para que possam apoiar colegas e professores na adoção de ferramentas Google.
Também serão contempladas equipes técnicas e de gestão de escolas, totalizando 277 funcionários, que receberão treinamento de capacitação nas ferramentas, para otimizar os processos para além da sala de aula.
Os inscritos que participarem da trilha e forem aprovados, atingindo os percentuais de desempenho e presença estabelecidos, receberão um certificado de conclusão em nome da Colaborativa e do Google for Education. Aqueles que não atingirem esse percentual receberão o certificado de participação.
O secretário de Educação Bruno Roza e o prefeito Luciano Almeida com representantes do Google durante a assinatura da parceria na sede da empresa em SP.