Secretaria de Educação apresenta resultados do Programa ETI em evento de encerramento
Encontro reuniu representantes das 21 escolas de tempo integral da rede municipal
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou ontem, 25/11, o Encontro de Encerramento do Programa ETI 2025, reunindo representantes das 21 escolas de tempo integral da rede municipal. O evento marcou a conclusão de mais um ciclo de ações pedagógicas e formativas voltadas ao fortalecimento da educação integral no município.

Durante o encontro, foram apresentados os principais resultados do Programa Escola em Tempo Integral (ETI), que ao longo do ano mobilizou professores, gestores, estudantes e parceiros em uma série de iniciativas inovadoras. Entre as ações apresentadas, os alunos participaram de 289 passeios e visitas externas, em espaços como o Horto de Tupi, Museu da Água, Parque do Mirante, Zoológico Municipal, Viveiro Municipal de Mudas, Pinacoteca, Sala LEGO, Esalq/USP, Museu Prudente de Moraes, Engenho Central e Estádio Barão da Serra Negra.
O evento também apresentou os dados consolidados das parcerias pedagógicas desenvolvidas ao longo do ano. As ações foram distribuídas entre três grandes áreas: Práticas Experimentais, Linguagens Artísticas e Cultura do Movimento. Dentro dessas categorias, destacaram-se projetos de Robótica, Cinema, Teatro e Artes Plásticas, Educação Ambiental, Música e Esportes, além de iniciativas voltadas à Segurança.
Ao longo do ano, os educadores participaram de 32 encontros formativos, divididos entre os dois semestres. No primeiro semestre, os temas abordados incluíram: apresentação do Programa ETI e seus projetos, aprendizagem baseada em projetos, OBMEP, visita à ETE, mudanças climáticas, projetos de leitura, recursos hídricos, formação em matemática, planejamento docente, mentorias e inserção do programa de robótica nas escolas.
Já no segundo semestre, as atividades contemplaram: formação Conexões STEAM com o Instituto CLQ, oficinas sobre compostagem e biodigestão em parceria com a Esalq/USP, premiação do projeto Saúde Nota 10, oficinas pedagógicas, além de discussões preparatórias para o Fórum Diálogos na Educação 2024.
O encontro de encerramento teve caráter de celebração e apresentação dos resultados. A programação incluiu uma exposição fotográfica representativa de todo o ano, reunindo registros das atividades das 21 escolas de tempo integral. Além disso, houve a mostra de trabalhos da parceria entre o Instituto CLQ e o Instituto EP, que envolveu sete escolas participantes da formação da proposta Conexões STEAM. Essas escolas apresentaram os projetos desenvolvidos a partir dessa experiência, evidenciando o impacto da iniciativa na prática pedagógica e no protagonismo dos estudantes.

