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Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Família reforça acolhimento à população em situação de rua

Equipes do SEAS e do Centro Pop ampliam ações com transporte, acolhimento e apoio técnico

Por CCS / Publicado em 14/07/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.
A imagem mostra um quarto com várias beliches. As beliches são de metal preto e têm colchões azuis claros. Há um pedaço de roupa preta dobrado em cada cama. O chão é de um material que parece ser pedra ou azulejo. Uma janela com grades de metal está na parede do fundo. A parede é branca e o teto também é branco. Há luz natural entrando pela janela. O quarto parece ser um dormitório ou um quarto compartilhado.
Casa de Passagem, recentemente reinaugurada, registrou um aumento na procura, com média de 85 pessoas acolhidas por noite

Com a previsão de que as temperaturas devem continuar baixas nos próximos dias em Piracicaba, a Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Família de Piracicaba intensificou as ações voltadas ao acolhimento da população em situação de rua. O objetivo é garantir proteção, dignidade e acesso aos serviços oferecidos.

As equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e do Centro Pop estão com presença reforçada nas ruas. Houve ampliação da equipe de educadores sociais e também da oferta de transporte para encaminhamento das pessoas aos pontos de acolhimento. Durante as abordagens, as equipes conscientizam sobre os serviços disponíveis e apresentam a estrutura preparada para o atendimento.

A Casa de Passagem, recentemente reinaugurada, registrou um aumento na procura, com média de 85 pessoas acolhidas por noite. Também foi possível reintegrar às famílias oito moradores que estavam na Praça Takaki.

Voltada ao acolhimento de migrantes e pessoas em situação de rua, a Casa de Passagem funciona 24 horas, oferecendo estrutura completa com atendimento técnico (assistentes sociais e psicólogos), oficinas temáticas, café da manhã, banho, lavanderia, almoço, lanche da tarde e jantar.

Os encaminhamentos ao serviço são feitos pelo Centro Pop, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Após esse horário e aos finais de semana, o SEAS assume os encaminhamentos, com plantão especial durante a Operação Inverno, inclusive para demandas espontâneas, das 19h às 22h.

O SEAS é responsável pela busca ativa em territórios da cidade para identificar pessoas em situação de rua e atuar em situações de risco pessoal e social. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos finais de semana, das 9h às 18h.

A população também pode colaborar informando a presença de pessoas em situação de rua pelos telefones do SEAS: (19) 99446-4389 e (19) 99446-5654, ou ainda pelo 153, da Guarda Civil Municipal.


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